Criança sendo criança: transcendendo o status de evento, o Dia da Criança na Praça é uma experiência com vivências lúdicas e encantadoras.
Em sua terceira edição, a iniciativa do Colégio Notre Dame Ipanema promoveu, mais uma vez, uma manhã de descobertas e interação, que contou com o prestígio da comunidade. Espalhadas pela Praça Nossa Senhora da Paz, no entorno da instituição de ensino, as atrações para as diferentes faixas etárias reuniam arte, literatura e práticas esportivas, convidando os pequenos ao exercício da criatividade e ao convívio, com muita diversão.
A Tendarara, novamente, ofereceu o Crossfitinho Baby – um colorido circuito que estimula o desenvolvimento da psicomotricidade, durante a brincadeira.
O espaço também foi palco para o show da banda Violúdico, que divertiu crianças e seus responsáveis, com o repertório que reúne clássicos da MPB e do Rock, revisitados com letras de cirandas, além de obras autorais.
O grande diferencial do evento, e o item mais elogiado pelo público, contudo, foi a participação dos estudantes matriculados do 9º Ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio. A centena de educandos Notre Dame formou um poderoso time de voluntários, que garantiu que todas as oficinas transcorressem como planejadas. Entre eles, estavam Letícia Militão e Gabriele Silva, que afirmaram sentirem-se satisfeitas por brincar com as crianças e ver o seu sorriso.
Além disso, ponderaram, o voluntariado oportunizou o exercício da liderança e de valores – em consonância a Liderança Cidadã, temática escolhida pelo Colégio, para nortear seu fazer pedagógico, neste ano letivo -, além da ampliação da sua visão de mundo e da criação de novas amizades, graças à integração entre os estudantes.
A atriz Sheron Menezzes esteve entre os que prestigiaram o evento, que contou com a participação da sua mãe, a escritora Veralindá Menezes, apresentando sua obra “Princesa Violeta” (livro e DVD), em um dos três espaços dedicados à contação de histórias. Também participavam das contações de histórias profissionais das livrarias Leitura e Saraiva e da Editora SM. Outras “celebridades” disputadas pelas crianças para fotos foram os super-heróis Batman e Super-Homem e as princesas Branca de Neve e Moana.
Tocando instrumentos de percussão confeccionados com sucata, as crianças acompanhavam os docentes de música, Andrea Lavinas – ao violão – e Rodrigo Belchior – à flauta transversa, em deliciosas cantigas de roda, na oficina de Musicalização.
Slime, Espetacor, Barangandam, Mão na massa e Magicor eram as
oficinas disponíveis na Tendamanduá, estimulando o aprimoramento das habilidades manuais. Cavaletes com telas em branco e folhas com “pedaços” de obras de arte foram utilizadas nas oficinas Recriarte e Pequenos Grandes Pintores, respectivamente, proporcionando aos pequenos a oportunidade de confeccionar obras de arte de fofura imensurável.
O Centro Esportivo Ramiro, por sua vez, disponibilizou camas elásticas de diferentes tamanhos, para felicidade geral da criançada, que pulava sob a orientação dos profissionais de Educação Física.
Como de praxe nos eventos promovidos pelo Colégio, latas de leite em pó foram arrecadadas, em prol de instituição de caridade. Desta vez, a Obra do Berço foi a ONG agraciada.
As famílias dos educandos e os moradores do bairro expressam seu apoio à iniciativa, comparecendo, a cada evento, em maior número. “Acho essa ideia muito legal, pois socializa as crianças, integra os pais e agrega muito para o bairro, proporcionando brincadeiras ao ar livre e estimulando a arte”, elogia Marcella Rondinelli.
Isabela Rodrigues, por sua vez, ficou sabendo do evento através de uma amiga e levou o filho Rafael. “É uma excelente opção de programa ao ar livre! As crianças podem interagir e gastar energia”, diz.
No gramado, as crianças interagiam, no espaço destinado ao brincar, em que eram resgatadas brincadeiras tradicionais, como pular corda, jogar peteca e rodar bambolê.
Outro espaço ocupado pelas famílias foi o destinado aos piqueniques, ornamentado com toalhas e guarda-sois, confirmando um dos diferenciais do evento que já está no calendário oficial do Colégio há 3 anos: a receptividade.