Quem não lembra dos seus primeiros dias de aula? A sala nova, o reencontro com os colegas, os novos professores e a ansiedade pelos novos desafios escolares fazem parte desses momentos tão especiais para estudantes e educadores.
Por isso, na quarta-feira (03), quando os estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio do Colégio Notre Dame Ipanema retomaram as atividades escolares, durante os intervalos, era possível encontrá-los em rodas de conversa, posando para fotos e interagindo com os coordenadores e inspetores da instituição de ensino.
Enquanto isso, os responsáveis pelos estudantes da Educação Infantil, do Integral Notre Dame e do Ensino Fundamental I participavam de reuniões com as respectivas coordenações e docentes, nas quais eram apresentados aos projetos e às atividades que vão permear o ano letivo de 2016.
Antes, porém, reunidos no auditório da instituição de ensino, eles foram acolhidos pela diretora escolar, Ir. Loiva Urban, que explicou, usando uma faixa elástica como exemplo, o conceito de resiliência, que será abordado ao longo dos trimestres. “Resiliência é a capacidade de sofrer empuxos, empurrões, estiramentos e esticamentos e voltar ao normal sem estresse”, esclareceu a diretora, ressaltando a necessidade de exercitar-se o respeito, a tolerância e o empenho. “À resiliência pertence o exercício de mediação de conflitos, da disciplina restaurativa e do perdão”, concluiu citando aspectos que fazem parte dos projetos executados pela escola.
Ainda durante a recepção, “O menino que carregava água na peneira”, poema de Manoel de Barros, foi declamado pelo educador de Música do Ensino Fundamental, Pedro Borges, com música instrumental executada no piano como fundo musical.
Para os educandos ali representados, as aulas iniciaram na quinta-feira (04). Para recepcioná-los, segundo a educadora Selma Dedavid, cada detalhe foi preparado com carinho, desde as aulas até algumas dinâmicas.
Nesse dia, ainda, foi realizada a reunião de pais dos estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Os participantes desse encontro, acompanhados dos educandos, também assistiram à declamação do poema, interpretado por outros educadores. Além disso, acompanharam a palestra ministrada pelo ex-treinador da equipe de vôlei do Brasil, Radamés Lattari, sobre superação. De acordo com o palestrante, há dois combustíveis para o sucesso: a paixão ou a necessidade.
Para comprovar essa afirmação, Radamés utilizou vídeos motivacionais e citou personalidades como Bill Gates, Walt Disney, Bernadinho, Oscar Niemeyer, Zico e Michael Jordan, além de citar vivências pessoais para ressaltar a importância da resiliência e da superação no dia a dia.
A lição sobre disciplina e persistência ficou clara para os estudantes. Para a adolescente Luiza Paranaguá, que cursa a 2ª Série do Ensino Médio, falar sobre superação a recorda da Gincana Pastoral, realizada anualmente no Colégio Notre Dame. “Mesmo não ganhando, procuramos melhorar ano a ano para, assim, nos superarmos até vencer.” Para Vitória Blores, matriculada no mesmo segmento, a palestra foi ótima para que compreendesse que ganhar nem sempre é o fundamental. “Na escola, quando tiramos notas baixas precisamos insistir sem desistir”, exemplifica.
O docente de Educação Física, Rodrigo Tenedini, em seu agradecimento ao palestrante, reforçou a importância de compreender que a aprendizagem proporcionada pela resiliência é a mais forte de todas. “É preciso superar-se sempre, reerguer-se sempre. Estamos em um ano olímpico e, mais do que isso, as Olimpíadas acontecerão em nossa cidade. Por isso, é momento de buscar inspiração no esporte. Afinal, no esporte, a lição da resiliência é latente e reflete-se positivamente em vários aspectos da vida de quem o pratica”, concluiu.