Na quinta-feira (08), os 71 estudantes do Colégio Notre Dame Ipanema que visitavam o Parque Olímpico foram destaque em matéria publicada no maior portal de notícias do Brasil: o G1 (Acesse o conteúdo clicando aqui).
A ida ao Parque, para assistir ao jogo de Basquete em Cadeira de Rodas, no qual a seleção brasileira enfrentou a argentina, integra as atividades relacionadas ao tema “Ano da Resiliência Olímpica”. Ele norteia projetos pedagógicos desenvolvidos pela instituição de ensino, ao longo de todo o ano letivo de 2016, como a prática de modalidades paralímpicas adaptadas ao cotidiano dos estudantes.
Usando a nova estação de metrô, localizada em frente ao Colégio
Além do jogo, em si, a utilização do transporte público, a partir da estação Nossa Senhora da Paz – localizada em frente à instituição de ensino e ainda fechada para o público -, também gerou expectativa nos educandos. Para acessar o local da partida, eles utilizaram a Linha 4 do metrô e a integração com a nova rota do BRT- ambas abertas, até 18 de setembro, apenas para os espectadores que possuem ingressos para os Jogos Paralímpicos.
Para a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I, Vanessa Monteiro, que, pela primeira vez, acompanhou estudantes num deslocamento pelo metrô, a experiência muito tranquila. “Tudo deu muito certo e as turmas ficaram juntas por todo o tempo. Os funcionários, tanto do metrô quanto do BRT, tiveram a preocupação de separar um carro e um vagão para os estudantes”, conta.
Na terça-feira (12), um segundo grupo de estudantes assistiu às Paralimpíadas. Ele acompanhou o jogo de Vôlei Sentado, disputado na Arena do Riocentro.
Os Jogos Paralímpicos prosseguem até domingo (18). Os ingressos para prestigiar as disputas podem ser adquiridos clicando aqui.