A segunda edição da Liveteratura do Colégio Notre Dame Ipanema recebeu o escritor pernambucano Fábio Monteiro, autor de Cartas a Povos Distantes, entre outros títulos. A obra recebeu o Prêmio Jabuti na categoria juvenil em 2016 e é uma das indicadas pelo colégio para os estudantes do 6º ano.
As estudantes Ana Laura, Maria Clara e Maria Eduarda, representaram as turmas do 6º ano e protagonizaram o rico bate-papo, entrevistando e debatendo detalhes da obra com o simpático autor, que atualmente vive em São Paulo. Além de falar sobre o processo criativo do seu primeiro trabalho voltado ao público juvenil, Fábio também refletiu sobre a amizade, a sua infância, os sonhos, a riqueza cultural que existe na diversidade e os profundos laços que unem Brasil e África, pátrias dos protagonistas da história.
“Quanto mais a gente amplia as possibilidades de saberes, mais construímos nossas singularidades e nos tornamos únicos. Essa unicidade tem muito valor e deve que ser respeitada. Quem não consegue respeitar o outro não respeita a si mesmo”, disse Fábio Monteiro, que também é professor.
O autor e historiador interagiu com os estudantes do 6° ano e com pais e educadores que acompanharam a transmissão e não pouparam elogios, tanto à obra quanto às colocações do convidado, que ressaltou os múltiplos benefícios da Literatura. “Um dos principais poderes dos livros é nos possibilitar experiências em outras vidas e lugares, nem sempre confortáveis, de maneira segura, nos apontando a nossa responsabilidade com as pessoas e o mundo”, finalizou.
A coordenadora Cristiane Granville, os professores Gisele Pinto, Língua Portuguesa e Natan de Freitas, Filosofia, e o relações-públicas, José Alessandro também participaram do encontro.