“Retire e doe à vontade”. O convite para quem passa pelas imediações do Colégio Notre Dame sintetiza a dinâmica da ação solidária promovida por iniciativa dos estudantes matriculados no Ensino Médio da instituição de ensino. O Varal Notre Dame Solidário, que aproxima aqueles que não tem agasalhos para enfrentar as baixas temperaturas daqueles que podem doá-los, foi instalado, no portão do Colégio, pela primeira vez, na sexta-feira (24).
Ele seguirá sendo estendido
às sextas-feiras de julho, das 8h às 18h. Nele, podem ser pendurados casacos, cobertores, meias e tudo mais que puder aquecer o próximo neste que tem sido um dos mais rigorosos invernos dos últimos anos. Para doar, basta dirigir-se ao portão de acesso à instituição de ensino, na Rua Barão da Torre, e deixar, no Varal, as roupas e cobertas que, ao longo do dia, estarão o sob o cuidado de Irmãs e funcionários do Colégio. Para retirar as doações, o processo é o mesmo.
Segundo a coordenadora pedagógica do Ensino Médio, Regina Fleiuss, o estímulo às relações solidárias e afetivas, que faz parte dos Princípios da Rede de Educação Notre Dame, são fundamentais para que os estudantes tenham iniciativas como essa, que beneficiam tanto a que auxilia quanto a quem é auxiliado. “Por vezes, temos agasalhos e roupas que ficam esquecidas no fundo do armário. Para nós, talvez, elas não tenham serventia, mas, ao doar, esquentamos quem recebe e acalantamos também o nosso coração”, conclui.
No primeiro dia de realização da ação solidária, 265 itens, entre roupas, agasalhos e cobertores, foram estendidos sobre o Varal Solidário. “Enquanto alguém chegava com doações, pessoas faziam a retirada para se prepararem para as noites frias do Rio”, descreveu o porteiro do Colégio, Nilo Silva, salientando a eficácia da iniciativa dos adolescentes.