Todo dia é Dia do Índio
22 de abril de 2016 Notícias

Figura emblemática da história do Brasil, o indígena foi amplamente estudado, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Ipanema, nos dias que antecederam o Dia do Índio. A fim de homenagear os nativos, os estudantes participaram de uma aula que envolveu as disciplinas da Área do Conhecimento de Linguagens – Língua Portuguesa, Música, Artes e Educação Física.

O resgate de brincadeiras tradicionais, como o jogo de peteca, trouxe às crianças a consciência da influência indígena na nossa cultura.
O resgate de brincadeiras tradicionais, como o jogo de peteca, trouxe às crianças a consciência da influência indígena na nossa cultura.

Nas aulas de Educação Física, as atividades propostas remeteram os educandos ao universo da atividade física e lúdica dos povos indígenas. Arremesso de lança, peteca, cabo de guerra , corrida em um pé só e Xikunahaty – o futebol de cabeça – divertiram as crianças e colocaram-nas em contato com a forma como os povos indígenas brincam e jogam.

A reprodução de pinturas semelhantes às dos índios brasileiros esteve dentre as atividades.
A reprodução de pinturas semelhantes às dos índios brasileiros esteve dentre as atividades.

A rica pintura corporal dos índios brasileiros foi apresentada aos estudantes, nas aulas de Artes Plásticas. Já, nas aulas de Informática, eles puderam observar algumas fotos e vídeos sobre como ela é elaborada. Após a observação, representaram-na, em um painel que seria exposto pelos corredores do Colégio.

Além da arte, as músicas como “Todo dia era Dia de Índio”, cantada por Baby do Brasil, “Chegança”, de Antônio Nobrega, e “Pindorama”, do grupo Palavra Cantada, foram motivadores das atividades e enriqueceram e contextualizaram o trabalho.

As pinturas feitas pelos estudantes ficarão expostas no 1º andar do Bloco III.
As pinturas feitas pelos estudantes ficarão expostas no 1º andar do Bloco III.

Na terça-feira (19), quando se comemorou o Dia do Índio, as crianças receberam tarefas de casa sobre o tema, com o intuito de que debatessem com os familiares sobre a situação dos indígenas após a chegada do europeu,  sob o ponto de vista cultural e da condição de vida nas tribos. Além disso, foram convidadas a visitar, virtualmente, o Museu do Índio e desafiadas a pesquisar sobre a sua culinária.

Acesse a galeria:

  • Colégio Notre Dame Ipanema