Durante as aulas de Filosofia do terceiro trimestre letivo, os estudantes matriculados no 7º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Ipanema confeccionaram maquete de sala de aula inspiradas na leitura da obra “Utopia”, escrita por Thomas More.
Antes de produzi-las, contudo, os educandos escreveram, em grupos, um projeto no qual debateram acerca das salas utópicas. Para isso, questionaram-se sobre a disposição e sobre como deveriam ser as mesas e cadeiras, bem como a estética das salas.
Além disso, escreveram relatórios reflexivos, tanto coletivos como individuais, sobre todo o processo de realização da tarefa. Neles, revelaram, por exemplo, que a sala de aula utópica foi inspirada nas da Educação Infantil, pois são coloridas e agradáveis, nas quais é possível sentar no chão, fazer círculos, etc.
Por fim, eles refletiram formalmente sobre o tema, na avaliação parcial da disciplina.
Segundo a docente responsável pelas aulas de Filosofia, Renata Carrara, a proposta objetivou a vivência da multidisciplinaridade – já que o livro foi lido e interpretado de acordo com a perspectiva de várias disciplinas – e o exercício de reflexão a partir da construção concreta de uma ideia – desde o trabalho dialógico, passando pelo registro escrito, até a confecção da maquete. Além disso, comenta a educadora, os estudantes aprenderam mais sobre a valorização da reflexão pessoal, como modo de avaliação formal. “Isso faz parte da tomada de consciência do que se faz, de como se faz e o que se aprende com este fazer”, afirma.