Ao longo de 2022, um projeto transdisciplinar promete levar o colégio para um mergulho educacional no oceano!
Por meio de uma parceria com a ONG Instituto Mar Urbano, reconhecida pela ONU, pela Prefeitura do Rio e premiada internacionalmente, o Colégio Notre Dame proporcionará à comunidade educativa um novo olhar para as questões socioambientais que envolvem os oceanos e o planeta.
Alinhado com a mensagem do Papa Francisco na Campanha da Fraternidade: “Cultivar, juntos, o sonho de um humanismo solidário”, o projeto será referência na prática do Pacto Educativo Global.
Em uma reunião especial, o diretor do Instituto Mar Urbano, Ricardo Gomes, alinhou com as equipes pedagógica, administrativa e de comunicação as atividades do projeto do colégio “Um Mergulho no Oceano”. O objetivo central será desenvolver iniciativas de responsabilidade socioambiental, dialogando com a BNCC, com a Proposta de Valor da Rede Notre Dame e com ações globais.
As ações vão desde aulas de campo na Colônia dos Pescadores de Copacabana, na praia de Ipanema e na lagoa Rodrigo de Freitas até a confecção de uma prancha de stand up paddle. Além de aulas, atividades e palestras que ampliem a conscientização sobre a importância dos oceanos, o projeto também prevê a participação de uma correspondente infantil na 2ª Conferência do Oceano da ONU, em Lisboa, Portugal.
“Estudos preveem que, em 2050, o mar tenha mais plástico do que peixes. Mas não precisamos nos apegar à 2050, pois hoje, em 2022, os trabalhadores da colônia de pescadores de Copacabana já retiram de suas redes, diariamente, mais resíduos plásticos do que peixes”, relatou Ricardo aos gestores do Notre Dame.
As ações deste projeto, que abrangerá estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio, estão em consonância com o 14º Objetivo de Desenvolvimento Social da ONU – Vida na água: Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos. “Além de estarmos alinhados com a ONU, temos os princípios da Rede Notre Dame de Educação, a carta Laudato Sí, do Papa Francisco e a própria Conferência Rio+30 que acontecerá em nossa cidade… Tudo aponta para um horizonte com jovens e adultos ecologicamente mais conscientes. Mas isso só acontecerá se agirmos hoje”, explica Irmã Elena, diretora do Notre Dame.
Foi dado o pontapé inicial, agora é ficar de olho no nosso site e nas nossas redes sociais para compartilhar e participar deste mergulho para um oceano mais saudável!