Uma das novidades que mais gerou expectativa entre os membros da comunidade educativa do Colégio Notre Dame Ipanema, neste início de ano letivo, foi a reforma do, então, Pátio Vermelho”. Após, cerca de, 60 anos o espaço recebeu novo e moderno revestimento, tornando-se o Pátio Azul.
Desde o primeiro dia de aula, o ambiente vem agradando estudantes e seus responsáveis, assim como educadores e ex-alunos, que se encantam com a coloração, com o brilho e com a qualidade do material utilizado na reforma, feita durante o período de férias escolares.
Um pouco de história:
O pátio foi construído no final dos anos 1950, quando foi criado o Bloco II do complexo educacional. Em função da coloração dos ladrilhos utilizados em sua concepção original, ficou conhecido como Pátio Vermelho.
Conservado por quase seis décadas, foi necessário substituir integralmente o material original, que estava deteriorando-se, em função do uso do espaço, em recreios, festas e eventos.
Então, recebeu revestimento poliuretânico de alta espessura e resistente aos raios Ultravioleta, na cor azul – que reflete no teto e cria uma atmosfera de unidade, harmonia e beleza.
Reinauguração:
Na manhã de segunda-feira (06), foi realizada a solenidade de reinauguração do espaço. Organizados pela diretora escolar, Irmã Loiva Urban, em espiral ao redor do logotipo da Rede de Educação Notre Dame, os estudantes matriculados no Ensino Fundamental I receberam bandeira da Congregação de Nossa Senhora, ao som do Hino das Escolas Notre Dame.
Além disso, participaram de momento de oração, no qual a imagem de Nossa Senhora Aparecida – confeccionada de páginas de jornal, numa alusão ao tema “Empreendedorismo Sustentável”, escolhido para nortear o fazer educacional da instituição de ensino, neste ano – percorreu a espiral, carregada pela estudante Cecília Araújo. Enquanto rezavam, Irmã Luiza Maria Rossetto, passava pelos educandos, abençoando eles e o Pátio Azul, no qual, diariamente, centenas de crianças, adolescentes e jovens realizam atividades lúdicas, artísticas e esportivas.