No Notre Dame Ipanema, os estudantes do 6º ano vivenciaram uma aula cheia de descobertas no Espaço Maker. Em atividade colaborativa, eles trabalharam o conteúdo das aulas de Língua Portuguesa com viés do pensamento computacional.
Para experimentarem os conceitos de fonema e também de robótica, cada grupo foi desafiado a criar um teclado desenhado em papel que, conectado ao computador por meio de fios condutores, emitia som ao ser acionado com o toque. O experimento permitiu que os alunos interagissem fisicamente com o sistema: ao pressionar as “teclas” desenhadas com grafite, era possível ouvir o som correspondente ao fonema.
O funcionamento do projeto se baseou na condução de energia elétrica. Quando os estudantes tocavam-se ou davam as mãos, o circuito se fechava e os sons eram ativados. Ao soltarem as mãos, o circuito era interrompido, tornando evidente a relação entre eletricidade e som.
A proposta além de proporcionar uma compreensão aprofundada dos fonemas, também estimulou habilidades como raciocínio lógico, criatividade e colaboração. A integração entre tecnologia e educação reforça o compromisso do Notre Dame Ipanema em oferecer metodologias inovadoras que tornam o aprendizado mais envolvente e significativo.
Ver essa foto no Instagram