Solenidade de Conclusão do Ensino Médio
30 de dezembro de 2015 Notícias, Portal

ZLE_9257Na noite de terça-feira (22), a comunidade educativa do Colégio Notre Dame Ipanema reuniu-se para celebrar a conquista de 75 jovens. A conclusão do Ensino Médio foi celebrada em Missa em Ação de Graças e em solenidade formal de encerramento do Ensino Básico.

Durante a celebração eucarística, presidida pelo Padre Marcos Tolon de Oliveira e que marcou a noite com fé e agradecimento, os concluintes recordaram a infância de tantos deles, já como estudantes Notre Dame. Eles entoaram a música “O Girassol”, reproduzindo a coreografia aprendida ainda na Educação Infantil.

Seguida à missa, foi iniciada a solenidade ao fim da qual os adolescentes receberiam seus certificados de conclusão do Ensino Médio. ZLE_9111A diretora escolar, Ir. Loiva Urban, no pronunciamento de abertura do momento solene, afirmou que o mundo se enche de graça, quando os finalistas passam a caminho do mar da vida, a caminho de arar o mar. Utilizando a influência dos mais diversos tipos de sons na vida do ser humano, como metáfora, ela ainda encorajou-os. “Os sons do meio ambiente, o movimento dos rios e dos mares, o vento, a fauna, o solo, o fogo, outros seres em movimento, os sons metálicos produzidos por diversos tipos de elementos químicos, o deslocamento das águas de um rio pesado de metais destruidores, como aconteceu no Rio Doce, em novembro passado, são condutores e impulsionadores de histórias, lembranças, sonhos e horizontes”.

ZLE_9216O paraninfo dos estudantes, Rodrigo Tenedini Lopes, em seu discurso, também estimulou os educandos a serem corajosos nas próximas etapas das suas vidas, afinal o Ensino Médio é a conclusão de um ciclo, mas os novos desafios já batem à porta. “Se há, neste mundo, alguém que pode lhes impedir de voar, eu não conheço! Não tenham medo!”, afirmou o paraninfo, levando os estudantes às lágrimas. “Perdoem sem medo! Façam novos amigos, mas guardem muito bem guardados os antigos! Não se esqueçam jamais de quem vocês são e de onde vocês vieram”, prosseguiu Rodrigo, aconselhando os adolescentes.

Com gratidão, os oradores da turma A, Cezar Adnet Bava e Guilherme Carias de Miranda Reis, relembraram a vivência escolar. “Essa experiência sensacional só foi possível pela participação ativa dos professores e também por termos a melhor e mais unida turma, que nos arrancou prolongados risos, abraços e lágrimas, ao longo de todos esses anos”, festejaram.

DSC_0512Já, as representantes da turma B, Barbara Carneiro Drummond Alves e Gabriela Elzi Andrade Gontijo, celebraram a satisfação, que, segundo elas, se dá mais pelo caminho percorrido do que pela chegada. “Foram os esforços, as lágrimas, os sacrifícios, enfim, todas as dificuldades ultrapassadas que, hoje, nos fazem tão felizes por estarmos aqui”, afirmaram.

No discurso de encerramento da solenidade, o primeiro bicampeonato na Gincana Pastoral, conquistado pelos educandos em 2013 e 2015, foi recordado pela comissão de formatura. Eles ainda lembraram, com nostalgia, os momentos de convivência compartilhados diariamente, por anos a fio, demonstrando sua gratidão a todos aqueles que os possibilitaram e que deles participaram, Irmãs, coordenadores, inspetores, familiares e amigos e os educadores.

ZLE_9392Ao receberem os certificados de Conclusão do Ensino Médio, os  jovens foram, também, presenteados com medalhinhas de Santa  Júlia, entregues por Ir. Ulda Maria  Matjje  e  Ir. Loiva Urban.  Os estudantes matriculados na Rede de Educação Notre Dame desde, pelo menos, sua alfabetização foram, ainda, condecorados com a  medalha “Sempre Notre Dame”.

Encerrando a solenidade, os finalistas da Educação Básica, como já é tradicional na instituição de ensino, lançaram a “beca” vestida ao ar para que fossem fotografados, enquanto chovia de papel laminado sobre eles.

Acesse a galeria de fotos:


 

Para acessar o álbum completo da solenidade, clique aqui
Para acessar as fotos do making of, clique aqui

  • Colégio Notre Dame Ipanema