E se a curiosidade e o prazer de descobrir um novo sabor pudessem ser transportados para o processo de alfabetização? E que tal tornar estes aprendizados algo tão saboroso quanto aquela comida favorita? Assim foi a experiência significativa, lúdica e recheada de descobertas vivenciada pelas turmas do 1° ano.
Para finalizar o projeto literário baseado no livro “Fome Danada”, de Ana Maria Machado, as crianças dividiram-se em chefs, recepcionistas, garçons, garçonetes e clientes para dar vida ao “Restaurante do Mico Maneco”. O personagem, que vem os acompanhando com propostas lúdicas e criativas nessa jornada rumo à alfabetização, trouxe, desta vez, a tapioca como objeto de estudo – e de muito sabor.
“Por meio desse tipo de proposta, trazemos o mundo encantador da literatura para a vivência cotidiana da leitura e da escrita de maneira contextualizada. Elas experimentam, na prática, o que é contado nas histórias, dando sentido e significação para as palavras aprendidas e instigando-as a buscar, a partir delas, novas palavras para o seu vocabulário”, explica a professora Priscila Reis.