Se você questionar os estudantes do Ensino Médio sobre quais carreiras eles pretendem seguir, as respostas vão variar. Enquanto alguns, já decididos, prontamente vão citar sua futura profissão, outros, ainda em dúvida, devem listar algumas possibilidades. Por fim, alguns nem darão pistas, afinal, não conseguem escolher uma opção a seguir.
É por compreender a importância e a dificuldade dessa escolha que o Colégio Notre Dame Ipanema, por iniciativa da psicopedagoga escolar, Júlia Lázaro, criou a Semana das Profissões do Ensino Médio (SEPEM). Em sua décima edição, o evento, realizado entre os dias 27 e 30 de junho, contou com presença de 43 profissionais de diversas áreas para apresentar aos estudantes detalhes e dicas sobre as carreiras almejadas por eles.
Segundo o estudante Luca Severo, concluinte do Ensino Básico, a Semana é, antes de tudo, um esclarecedor de dúvidas, tanto sobre cargos e salários quanto sobre a rotina profissional. “É diferente de lermos sobre a profissão na internet. Na SEPEM, temos contato direto com quem vivencia a profissão que queremos e isso faz toda diferença”, afirma.
A novidade da edição de 2016 da Semana das Profissões ficou por conta das palestras que não abordavam uma carreira em si, mas que tratavam de outros aspectos da transição do Ensino Básico para o Superior, como sobre optar por estudo no exterior, sobre os desafios da escolha profissional e sobre o que acontece depois do Exame Nacional do Ensino Médio. Nelas, os convidados apresentaram diversos tópicos para ajudar os jovens a compreender a amplitude de oportunidades pelas quais eles podem optar.
Questionada sobre a importância do auxílio oferecido pela SEPEM, durante o processo de escolha profissional, a educanda do 9º Ano do Ensino Fundamental, Maria Clara Garcia, afirmou que o evento a auxilou a sanar dúvidas. “As palestras ajudaram a eliminar algumas profissões da minha lista de possibilidades e, também, a descobrir minhas prioridades em relação aos cursos e às universidades”, comenta.
Para o estudante Pedro Henrique Tenani, da 2ª Série do Ensino Médio, apesar de já ter decidido que profissão deseja seguir, a SEPEM é um evento que sempre desperta o seu interesse. “A edição de 2016 me surpreendeu pela diversidade da programação. Até mesmo cursos que não são muito populares, como a Astronomia tiveram seu espaço”, afirma, complementando que as palestras a respeito do funcionamento vestibular são de suma importância para os futuros candidatos a uma vaga no Ensino Superior. “Até mesmo a graduação no exterior, que é um tema que gera muitas dúvidas, foi abordada. Mais uma vez a Semana deixou um legado positivo e determinante para que os estudantes reflitam sobre suas escolhas”, conclui Pedro.
De acordo com a idealizadora da SEPEM, Júlia, o evento é um dos pontos chave para ajudar os educandos que estão na reta final do ciclo básico de educação. Afinal, os temas abordados nele são escolhidos previamente pelos estudantes. “Em 2016, tivemos profissionais, militares, advogados, publicitários e, até mesmo, um ilustrador”, exemplifica, demonstrando a abrangência da Semana das Profissões.
Profissões e temas abordados na décima edição da Sepem:
Estudar nos EUA
Direito
Ilustração
Produção Cultural