Concluir o ano letivo é fechar um ciclo. As etapas finais desse processo envolvem burocracias, avaliações, planejamentos, celebrações e prospectivas. Na última semana de 2016, o Colégio Notre Dame Ipanema reuniu as equipes pedagógicas para encerrar o ciclo e planejar 2017. A segunda-feira (26), começou com a finalização pedagógico-legal: Conselho de Classe para a avaliação final dos estudantes que ficaram em recuperação terapêutica.
Na terça-feira (27), o Mapa Estratégico da Rede de Educação Notre Dame para o período de 2017-2020 foi apresentado os profissionais do Colégio, que puderam entender os diferentes aspectos da proposta de valor. As intervenções dos participantes foram significativas. À noite do mesmo dia, aconteceu a solenidade de conclusão do Ensino Médio (clique aqui para acessar a matéria).
No dia em que a Igreja celebra os Santos Inocentes, 28 de dezembro – quarta-feira -, o programa do dia anterior foi desenvolvido com todos os profissionais que não puderam estar naquela ocasião. Cada grupo se constitui em um modo de ser único e rico. A reflexão do segundo dia – a partir da contribuição dos participantes – foi bastante diversa, estimulante e incrementadora.
Na mesma ocasião, os educadores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I tiveram um dia pedagogicamente gozoso, sob a batuta do ex-aluno e escritor, Álvaro Ottoni. Foram realizadas oficinas de Contação de Histórias, uma arte tão apreciada pelas crianças.
Na quarta-feira (28), reuniu-se o terceiro grupo de trabalho: coordenações e professores que se debruçaram sobre os encaminhamentos concretos para o ano de 2017: V ARAR O MAR, com foco no empreendedorismo sustentável, considerando a Laudato Si, do Papa Francisco; a Campanha da Fraternidade: biomas brasileiros e o 8º Princípio da Rede de Educação Notre Dame: Cuidado com a vida do planeta, do outro e de si.
Na quinta-feira (29), cerca de 200 educadores dos Colégios Notre Dame Ipanema e Notre Dame Recreio reuniram-se para uma manhã de estudos e reflexão, baseados no tema “Neurociência e Educação”. A atividade foi coordenada pela Dra. Érica de Lana Meirelles. O tema foi apresentado de forma envolvente e com expressiva participação dos educadores. O final da manhã revelou a alegria dos participantes pela riqueza do tema e pela forma cativante da apresentação.
Já na sexta-feira (30), reuniram-se os educadores do Colégio Notre Dame Ipanema e do Colégio Notre Dame Ilha, para uma reflexão com o Rabino Nilton Bonder, da Congregação Israelita do Rio de Janeiro. Autor de 18 livros, publicados em diversas línguas, Dr. Nilton iniciou a manhã, cantando uma música hassídica, dispondo-nos para o tema: Educação como interpretação. Partindo da tradição do Talmud, contando histórias, e fazendo trocadilhos de lógica, o rabino mostrou as interpretações possíveis, intercambiáveis e situadas historicamente, como uma fonte profunda de educação nos dias atuais.
De acordo com a diretora do Colégio Notre Dame Ipanema, Ir. Loiva Urban, todas as atividades realizadas ao longo da semana pedagógica serviram para reforçar nos educadores a certeza de que é possível educar de forma encantadora. “Os momentos partilhados além de agregar conhecimentos, alimentaram a alegria de ser Notre Dame e o compromisso com a missão de educar”, destaca.