Refletir, agradecer e dialogar
18 de novembro de 2015 Notícias, Pastoral

Celebrar as conquistas do ano, agradecer pelos bons momentos e abraçar uns aos outros pode parecer, mesmo sem os fogos de artifício, uma cena do Réveillon de Copacabana, mas, para os estudantes da 2ª Série do Ensino Médio, as ações fizeram parte da aula de Ensino Religioso da última segunda-feira (09).

DSC_0013Iluminados pela vela que representava a chama da vida, eles puderam refletir juntos sobre os acontecimentos de 2015. Segundo o agente de Pastoral da instituição de ensino, Henrique Kaladan, o fogo representa, em sentido figurado, o equilíbrio entre a espiritualidade e a relação com a família e os amigos. “Para os estudantes, os momentos de expressar os sentimentos necessitam de delicadeza”, afirma Henrique, explicando a ambientação à luz de velas e ao som de músicas instrumentais, que contribuem para acalmar o ambiente.

DSC_0012Entre as reflexões feitas, o educando Luca Severo reiterou como a sintonia da turma é fundamental para o dia a dia escolar. “A amizade forte que criamos  faz tudo ser mais leve. E mesmo com a mudança de turmas no início do ano, o acolhimento foi importante e essencial para que chegássemos aqui”, conclui.

Então, levantando-se um a um, os adolescentes percorreram o caminho da sala até um colega de turma que seria abraçado em silêncio. “Podia ser um abraço de agradecimento, de desculpas ou qualquer outro sentimento que eles quisessem transpassar sem dizer nada”, explica Kaladan. Dessa forma, o objetivo geral da atividade foi coroado. “Ao final, concluímos que os momentos bons e os ruins foram importantes para o desenvolvimento de cada ser humano enquanto cidadão”, avaliou o agente de Pastoral.

  • Colégio Notre Dame Ipanema