A cada ano, o Dia da Criança na Praça firma seu lugar cativo no coração dos moradores de Ipanema – charmoso bairro carioca que é um celeiro de tendências para o País.
Apenas em sua quarta edição, realizada pelo Colégio Notre Dame Ipanema no último sábado (05), mais de 2 mil pessoas desfrutaram das diversas atrações que compunham a sua programação – assistidas, como é marca registrada da iniciativa, por estudantes que se voluntariaram para atuar na atividade de interação entre a instituição de ensino, as famílias dos seus educandos e aqueles que habitam o seu entorno.
Concluinte do Ensino Médio, Michele de Souza, que participa do evento desde a sua primeira edição, foi uma das voluntárias em meio às tendas batizadas com inspiração no Sítio do Picapau Amarelo – a mais emblemática entre as obras de Monteiro Lobato. “O Colégio despertou meu interesse pelo trabalho voluntário. Por isso, em cada evento atuei de uma forma. O que mais gosto, porém, é de interagir com as crianças. Com certeza, essa é uma das coisas de que vou sentir saudade, quando para a faculdade”, afirma a adolescente.
Enquanto circulava pelos espaços que faziam menção à Dona Benta, à Tia Nastácia, ao Visconde de Sabugosa e, como não poderia deixar de ser, à boneca mais amada do Brasil, o público recorde, que reuniu de recém-nascidos a idosos, protagonizou disputadas sessões de fotos com os personagens, além de, por exemplo, vivenciar uma aula de Yoga em família, resgatar brincadeiras clássicas – como os jogos de Amarelinha, Peteca e Três Marias – e praticar slackline.
Se a adoção de uma temática norteadora já era algo inédito, o Dia da Criança inovou também ao convidar creches para ministrar oficinas criativas e a biblioteca itinerante Livros nas Praças para realizar empréstimos gratuitos de títulos e atividades culturais inspiradas no tema literário. Igualmente, a empresa responsável por ministrar as Atividades Extracurriculares esportivas oferecidas aos estudantes Notre Dame, o Centro Esportivo Ramiro, promoveu partidas de futebol recreativo.
O evento ainda teve caráter solidário, uma vez que arrecadou latas de leite em pó para a Obra do Berço – cujos doadores foram presenteados com exemplares da Revista Passatempo Coquetel em versão exclusivamente criada para o Notre Dame Ipanema.