Você sabia que o descarte irregular de papelão pode entupir bueiros e causar alagamentos? Levando em conta o oitavo princípio da Rede de Educação Notre Dame – Cuidado com a vida do Planeta, do outro e de si -, os estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Ipanema promoveram uma campanha de reciclagem, na qual o material é um dos resíduos coletados, juntamente com garrafas pet e latas de alumínio.
Após serem reunidos na instituição de ensino, eles são recolhidos por uma cooperativa que o destina aos processos químicos e mecânicos que transformam papelão em cadernos, garrafas pet em material de composição plástica e alumínio em novas latinhas.
A ação faz parte da “Minicooperativa Reis da Reciclagem Notre Dame”, uma iniciativa idealizada pela psicopedagoga escolar, Júlia Lázaro, com o objetivo de promover a cultura da sustentabilidade entre os estudantes do 7° Ano. Desenvolvido há 6 anos, o projeto já envolveu mais de 130 educandos na organização da minicooperativa, explica Júlia. Desse modo, ele estimula os educandos a agir de maneira ecológica e a cuidar do planeta, além de incentivar a compreensão da importância de ações sustentáveis.
De acordo com a estudante Júlia Castro, a participação nos “Reis da Reciclagem”, estimulou-a a procurar a forma correta de descartar o lixo. “O óleo de cozinha usado é doado para que seja transformado em detergente líquido”, exemplifica.
Reciclagem de papéis:
No próximo trimestre, a campanha de reciclagem terá como foco a coleta de papéis secos, tanto limpos quanto impressos, que seriam descartados. Eles serão destinados à reciclagem correta.