Em aula multidisciplinar, estudantes compreendem como ações interferem nas paisagens
7 de abril de 2015 Notícias, Portal

DSC_0366

E não é que o terceiro ano descobriu, após analisar imagens, que as paisagens sofreram, ao longo dos anos, interferências humanas. Será que todas as interferências são necessárias? Será que o homem sabe usar os recursos atuais de modo adequado? Você saberia reconhecer os impactos causados pelo homem no meio-ambiente? Por meio de uma aula multidisciplinar de Geografia e Filosofia, que objetivou responder ao questionamento, os estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental aprenderam a diferenciar uma paisagem natural de uma humanizada.

Segundo a educadora, Marcela Rohloff, a iniciativa objetivou que educandos compreendessem como o homem modifica o meio a sua volta. ” É importante que haja conscientização de que o surgimento acelerado de novas construções e a relação diária com a natureza, causam mudanças com o passar do tempo, e que elas nem sempre são positivas”, explica.

Mediante recorte e colagem, utilizando material de revistas, um mural foi montado para mostrar os conhecimentos adquiridos.

DSC_0070Ao preparar seu cartaz, a estudante Deborah Regina de Oliveira Ribeiro, da turma 3ºB, 8 anos, foi questionada se a foto da praia cheia de gente, que estava usando em seu cartaz, era uma foto humanizada ou não. A pupila foi taxativa: “Não! É gente! Paisagem humanizada é quando as pessoas colocam objetos. Desde quando pessoas são objetos?!” Deborah ainda foi complementada pela colega. “Não somos coisas”, disse Jamile Campos, completando a reflexão de Deborah.

Os trabalhos produzidos pelos estudantes estão expostos nos corredores do segundo andar do Colégio,  para apreciação da comunidade educativa.

  • Colégio Notre Dame Ipanema