Ciente de que o assunto preocupa os responsáveis pelos estudantes, além dos educadores e gestores escolares, o Colégio Notre Dame Ipanema promoveu, na quinta-feira (25), a palestra “Que tal falar sobre Cyberbullying?!”. Ministrada pelo Conselheiro Titular da Ordem dos Advogados do Brasil e Especialista em Bullying e Cyberbullying, Wanderley Rebelo, ela integrou o Programa de Formação de Pais e Responsáveis, desenvolvido pela instituição de ensino a fim de informá-los e orientá-los sobre questões cruciais relacionadas à infância e à adolescência, como, por exemplo, a socialização e o convívio respeitoso.
Naquela manhã, Wanderley citou a intolerância como o fator que motiva o agressor a iniciar uma perseguição, seja ela com base em aspectos físicos, orientação sexual ou fragilidade da vítima. ”Ser diferente é absolutamente normal. Nossas características ou gostos não nos fazem melhor ou pior que ninguém”, afirmou o palestrante.
Eventos como esse e as informações que constam no folder “Bullying a Toda Prova”, produzido e distribuído pela própria instituição de ensino, esclarecem o que é bullying: agressões, intencionais e repetidas, de um indivíduo ou um grupo contra outros, causando angústia, sofrimento e dor.
Com a facilidade de gerar e disseminar conteúdo, por meio das mídias sociais, o bullying passou a ser praticado também no campo virtual. O número de casos de cyberbullying, nos quais a provocação, a agressão e a perseguição acontecem por meios tecnológicos, aumenta com rapidez. É assim também que acontece a disseminação de informações pela web, o que pode tornar o problema ainda maior e mais difícil de controlar, uma vez que o meio utilizado para a agressão permite o compartilhamento desenfreado. Contudo, a internet não é uma terra sem leis, orientou Rebelo. “É preciso fazer bom uso das tecnologias e ferramentas as quais se tem acesso, inclusive porque há órgãos responsáveis pela fiscalização das atividades nas redes sociais e nos aplicativos”, comentou.
Além do Programa de Formação de Pais e Responsáveis, outros projetos são desenvolvidos pela equipe de psicopedagogia do Colégio, com foco nos estudantes e com o objetivo de conscientizá-los e capacitá-los sobre as melhores posturas diante de situações em que ideias e sentimentos se opõem. “Mediadores de Conflito” e “Gentileza Gerando Gentileza” são alguns exemplos.