Desde a Educação Infantil, a Filosofia integra o fazer pedagógico do Colégio Notre Dame Ipanema. Por isso, a partir de projetos, que são desenvolvidos em todos os segmentos de ensino, a complexidade reflexiva característica da Filosofia é aprofundada, atingindo seu ápice no final do Ensino Fundamental e durante o Ensino Médio.
Na terça-feira (31), por exemplo, foi realizada uma “aula invertida” – que leva esse nome pois coloca o estudante no papel de educador e de guia da descoberta do conhecimento -, na qual foram vivenciados momentos de reflexão sobre a existência racional do ser humano. Promovida pela docente de Filosofia, Renata Carrara, a atividade instigou os educandos a apresentar à turma um elemento questionador da racionalidade humana.
“Pessoal, quanto mais o tempo passa, mais nós evoluímos. Mas se a gente parar para pensar, passaram-se milhares de anos e, às vezes, parece que não evoluímos o suficiente”, comentou o adolescente Bernardo Brito, após analisar as fotos exibidas pela colega como questionador. Além delas, cartazes, charges, notícias e músicas serviram como tal. A canção “Imagine”, composta por John Lennon, por exemplo, foi apresentada por um grupo que convidou a turma a presentar bastante atenção na sua letra. “É uma música que ouvimos nossos pais escutando, mas garanto que ninguém prestou atenção no que ela diz”, instigou um dos integrantes do grupo, elevando a curiosidade dos colegas, que prestaram atenção à composição do cantor e compositor que liderava os Beatles.
Em outra turma, após ter sido instigado a refletir sobre a liberdade de opinião e sobre uma consciência mais libertadora, o jovem Heitor Moreira Oliveira explicou aos colegas que nem sempre nossa opinião é só nossa. “Nossa consciência nem sempre é livre e libertadora, pois nem sempre ela é feita só de nossa opinião. Ela contém um pouco da opinião das pessoas com quem convivemos”, esclareceu.
Atividades como a “aula invertida”, que se destacam pelo seu fazer filosófico junto aos estudantes, concorrem da 7ª edição do “Concurso Amigos da Filosofia”, promovido pela Editora Sophos e pelo Centro de Filosofia Educação para o Pensar.
O Colégio Notre Dame Ipanema disputa a escolha popular com o projeto “Ressignificação do Mito da Caixa de Pandora: Lógica e Coerência através da ação transformadora.” O trabalho, já realizado em 2015, utiliza a versão mais conhecida do Mito da Caixa de Pandora para, a partir de sua leitura e compreensão, ressignificá-lo, repensando questões de comportamento, que perpassam a relação das crianças e dos adolescentes com o ambiente da sala de aula.
Segundo a idealizadora, Renata, a partir dessa atividade, é possível refletir sobre a coerência entre o que pensamos ser o certo e como, de fato, agimos ou poderíamos agir, esclarecendo a diferença entre dar justificativas e dar desculpas para determinados gestos. “Os estudantes criam suas próprias caixas de Pandora, identificam características positivas e negativas, libertam as negativas e mantêm as positivas, reafirmando o compromisso de desenvolvê-las e identificando maior ou menor coerência na ação, ao longo do ano, especialmente nos momentos de autoavaliação”, explica Carrara.
A votação popular que vai eleger as iniciativas vencedoras do “Concurso Amigos da Filosofia” já está aberta. Ela acontece durante todo o mês de junho. Clique aqui, preencha seu e-mail e siga as orientações descritas para ajudar a eleger o projeto de número 33 – “Ressignificação do Mito da Caixa de Pandora: Lógica e Coerência através da ação transformadora”.