Pensar de forma criativa, lidar com emoções e conflitos, competir de maneira saudável, planejar e tomar decisões: esses são os objetivos do programa Mente Inovadora – metodologia israelita adotada pelo Colégio Notre Dame Ipanema, neste ano, para que os educandos desenvolvam e exercitem habilidades socioemocionais.
Voltado a estudantes matriculados do 2° ao 5° Ano do Ensino Fundamental, o método reproduz situações cotidianas em jogos de tabuleiro, cuja complexidade varia de acordo com a faixa etária do competidor, explica a coordenadora pedagógica do segmento, Vanessa Monteiro.
Diariamente, no Laboratório da Inteligência – anexo à Biblioteca Cecília Meireles -, as crianças jogam em duplas ou em grupos, mediadas por educador sistematicamente capacitado pela equipe responsável pelo desenvolvimento do Programa na instituição de ensino. “Nos trabalhos em dupla, é um contra o outro, o que não deixa de gerar alguma desavença. No entanto, quando isso acontece, torna-se um momento muito rico, pois os mediadores ajudam os educandos a trabalhar esses sentimentos e a lidar de maneira positiva com situações de perda e frustração”, exemplifica a coordenadora, complementando que a experiência tem sido muito positiva e enriquecedora.
Segundo Vanessa, em sala de aula, as crianças têm demonstrado refletir mais antes de agir, tanto em relação aos docentes quanto aos colegas. “Já podemos ver que os alunos estão empenhados no uso da lógica para a resolução de suas questões”, prossegue, destacando que a instituição de ensino pretende que essa iniciativa seja mais uma ferramenta capaz de contribuir com a formação de adultos bem preparados para o mercado de trabalho e para a vida em seu aspecto mais amplo.
Como em toda iniciativa do Colégio Notre Dame, a família também é envolvida no processo. Por isso, os primeiros jogos são levados pelo estudante para casa, onde são compartilhados com os demais membros do grupo familiar.