Pós-carnaval: momentos de formação, reflexão e planejamento
6 de março de 2017 Notícias, Pastoral, Portal

Na quinta e na sexta-feira que sucederam o Carnaval, docentes e colaboradores do Colégio Notre Dame Ipanema vivenciaram momentos de estudo, oração, treinamento e planejamento.

DSC_1104Motivados pelo primeiro Princípio da Rede de Educação Notre Dame – “Anúncio e testemunho do Projeto de  Jesus Cristo”, os participantes refletiram e oraram, no contexto da Quaresma. Além disso, coordenados pelos agentes de Pastoral Escolar, Henrique Kaladan e Ir. Luiza Rossetto, desenvolveram a dinâmica  “Teologia do Corpo”.

Nela, inspirado pelo tema bíblico “Jesus é a pedra angular e nós somos pedras vivas”, Kaladan convidou-os a pensar sobre a paciência e o afeto como ferramentas para a construção dos relacionamentos, no cotidiano. “A reza diária pode ser o momento de reflexão sobre os relacionamentos entre você e Deus, entre você e você e, também, entre aqueles que o cercam”, complementou, incentivando a contemplação.

Após o momento de espiritualidade e reflexão, os profissionais de Administração, Limpeza e Manutenção, divididos em quatro grupos e em horários distintos, foram apresentados ao tema da Campanha da Fraternidade de 2017 – “Biomas Brasileiros e Defesa da Vida”. Conduzido por Ir. Olga Strehl, o encontro culminou com a representação dos quatro elementos – água, ar, fogo e terra, na capela da instituição de ensino. Ali, o fogo, assim como o Círio Pascal aceso, tornou mais visível a expressão da luz, do calor e do compromisso da fé batismal.

DSC_1150Em seguida, os funcionários participaram de capacitação, ministrada pelo administrador escolar, Marcus Mussi, sobre a importância da gestão de processos. “Otimizando as tarefas do cotidiano, identificamos possíveis fraquezas e eliminamos os retrabalhos”, afirmou. A fim de exemplificar como o treinamento de origem japonesa apresentado, intitulado Agente Lean, pode impactar no cotidiano da instituição, Marcus convidou-os a simular o atendimento em um restaurante fictício.

Para isso, a técnica japonesa dos 5 S´s da Qualidade (Seiri – separar o que é necessário do que não éSeiton – organizar o material de acordo com a frequência de uso; Seiso – limpar para para reduzir a manutenção de maquinário; Seiketsu – higienizar e eliminar riscos aos trabalhadores e Shitsuke – ter autodisciplina no cotidiano) foi aplicada, como uma ferramenta para evitar desperdícios.

Além disso, auxiliado por um fluxograma, o grupo pôde perceber a importância de estar atento a todos os processos. Enfatizando a importância de ouvir a todos os envolvidos, durante a gestão, o administrador afirma que, ao longo da história corporativa, a participação de todos tem se mostrado uma ferramenta eficaz, uma vez que são inúmeros os exemplos de soluções encontradas por profissionais de diferentes setores de grandes corporações.

DSC_1114Os educadores, por sua vez, participaram de reuniões pedagógicas em que foram abordadas as competências esperadas do profissional Notre Dame.

Eles, ainda, tiveram a oportunidade de dedicarem-se, por um turno, ao aperfeiçoamento do uso das tecnologias e a experimentação de possibilidades digitais, orientados pelas docentes Carolina Machado e Barbara Lacerda. Além disso, foram informados sobre as posturas cuidadosas necessárias ao interagir no ambiente virtual.

Acesse a galeria de fotos:

  • Colégio Notre Dame Ipanema