Na quinta e na sexta-feira que sucederam o Carnaval, docentes e colaboradores do Colégio Notre Dame Ipanema vivenciaram momentos de estudo, oração, treinamento e planejamento.
Motivados pelo primeiro Princípio da Rede de Educação Notre Dame – “Anúncio e testemunho do Projeto de Jesus Cristo”, os participantes refletiram e oraram, no contexto da Quaresma. Além disso, coordenados pelos agentes de Pastoral Escolar, Henrique Kaladan e Ir. Luiza Rossetto, desenvolveram a dinâmica “Teologia do Corpo”.
Nela, inspirado pelo tema bíblico “Jesus é a pedra angular e nós somos pedras vivas”, Kaladan convidou-os a pensar sobre a paciência e o afeto como ferramentas para a construção dos relacionamentos, no cotidiano. “A reza diária pode ser o momento de reflexão sobre os relacionamentos entre você e Deus, entre você e você e, também, entre aqueles que o cercam”, complementou, incentivando a contemplação.
Após o momento de espiritualidade e reflexão, os profissionais de Administração, Limpeza e Manutenção, divididos em quatro grupos e em horários distintos, foram apresentados ao tema da Campanha da Fraternidade de 2017 – “Biomas Brasileiros e Defesa da Vida”. Conduzido por Ir. Olga Strehl, o encontro culminou com a representação dos quatro elementos – água, ar, fogo e terra, na capela da instituição de ensino. Ali, o fogo, assim como o Círio Pascal aceso, tornou mais visível a expressão da luz, do calor e do compromisso da fé batismal.
Em seguida, os funcionários participaram de capacitação, ministrada pelo administrador escolar, Marcus Mussi, sobre a importância da gestão de processos. “Otimizando as tarefas do cotidiano, identificamos possíveis fraquezas e eliminamos os retrabalhos”, afirmou. A fim de exemplificar como o treinamento de origem japonesa apresentado, intitulado Agente Lean, pode impactar no cotidiano da instituição, Marcus convidou-os a simular o atendimento em um restaurante fictício.
Para isso, a técnica japonesa dos 5 S´s da Qualidade (Seiri – separar o que é necessário do que não é; Seiton – organizar o material de acordo com a frequência de uso; Seiso – limpar para para reduzir a manutenção de maquinário; Seiketsu – higienizar e eliminar riscos aos trabalhadores e Shitsuke – ter autodisciplina no cotidiano) foi aplicada, como uma ferramenta para evitar desperdícios.
Além disso, auxiliado por um fluxograma, o grupo pôde perceber a importância de estar atento a todos os processos. Enfatizando a importância de ouvir a todos os envolvidos, durante a gestão, o administrador afirma que, ao longo da história corporativa, a participação de todos tem se mostrado uma ferramenta eficaz, uma vez que são inúmeros os exemplos de soluções encontradas por profissionais de diferentes setores de grandes corporações.
Os educadores, por sua vez, participaram de reuniões pedagógicas em que foram abordadas as competências esperadas do profissional Notre Dame.
Eles, ainda, tiveram a oportunidade de dedicarem-se, por um turno, ao aperfeiçoamento do uso das tecnologias e a experimentação de possibilidades digitais, orientados pelas docentes Carolina Machado e Barbara Lacerda. Além disso, foram informados sobre as posturas cuidadosas necessárias ao interagir no ambiente virtual.