O ensino de Música também foi impactado durante o regime não presencial mas, no Colégio Notre Dame Ipanema, os professores se reinventaram usando muita criatividade e tecnologia.
Para trabalhar a percepção musical e a diferenciação das notas e melodias com os estudantes do Ensino Fundamental I, o professor Rodrigo Belchior lançou mão dos recursos do Google for Education, parceiro da Rede Notre Dame. Outros aplicativos que simulam instrumentos musicais também virtuais possibilitaram que os estudantes criassem suas melodias.
“A proposta pedagógica musical estimula o aluno a criar uma melodia com as teclas brancas do piano, tocar notas longas, curtas, graves, agudas, som forte e fraco. Meu objetivo é trabalhar a percepção da escala maior e menor de maneira livre e sensorial, de forma que as crianças percebam, através da escuta, a melodia alegre, tom maior, e triste tom menor”, conta Rodrigo. Segundo o professor, há estudantes que já despertaram a escuta e além de estarem executando as melodias sugeridas, também tocam as de seu interesse, fazendo, assim, suas próprias produções musicais.
Na sequência, os estudantes aprenderão sobre harmonia, a combinação de notas e ritmo. Eles estão muito engajados na aprendizagem e empolgados com a possibilidade de criar suas próprias trilhas sonoras para os vídeos que produzem em suas redes sociais.