As transformações que a gratidão pode gerar na vida dos indivíduos são reconhecidas cientificamente. A neurociência explica que a felicidade está diretamente relacionada com a gratidão: quando a pessoa se sente grata, ela ativa o chamado sistema de recompensa do cérebro, trazendo uma sensação de bem-estar. Dessa forma, o cérebro entende que algo positivo está acontecendo e libera dopamina, um neurotransmissor que é responsável pela sensação de prazer. O colégio Notre Dame Ipanema convidou a pedagoga Rosangela Zambrano para falar sobre o tema no Programa de Formação Continuada.
Voltado para colaboradores das áreas administrativa, operacional e pedagógica, o evento, organizado pela psicóloga organizacional, Maria Rosa Neves, foi pensado para inspirar as pessoas.
“Achamos o tema bastante adequado para ajudar nossos colaboradores a criar novas perspectivas em suas vidas”, explica Maria Rosa.
Segundo Rosangela, a reclamação torna-se um círculo vicioso que limita o protagonismo do indivíduo sobre sua própria vida.
“Reclamação atrai reclamação e faz com que a gente fique estagnado em determinados problemas. A sensação de gratidão, em tudo que acontece conosco, principalmente nas situações mais delicadas, é a mola propulsora para a busca das soluções”, ensinou a palestrante.
A gratidão funciona como uma espécie de blindagem para a pessoa, mantendo os pensamentos longe de emoções consideradas negativas como arrependimento, frustração e decepção. O ato de se sentir grata faz com que a pessoa valorize seus acertos, tirando o foco das falhas e tropeços cometidos ao longo da vida.