O doce sabor do conhecimento
13 de abril de 2021 Notícias

1Quando o assunto é doce, ele é, praticamente uma unanimidade nacional. O leite condensado foi inspiração para a construção de saberes para as turmas da 1ª série do Ensino Médio no Notre Dame Ipanema. Em uma avaliação diversificada de Ciências da Natureza, os jovens, além de compreenderem o processo de produção industrial do leite condensado, puderam fabricar o famigerado ingrediente em suas casas, em uma atividade, literalmente, deliciosa.

Para fazer leite condensado é preciso apenas leite, açúcar e um pouco de química.

2Ele é obtido a partir da remoção parcial da água do leite e posterior adição de açúcar. Porém durante o processo industrial não é apenas aquecer o leite. O leite deve, antes de ser evaporado, passar por dois processos: filtração e pasteurização.

Mas também é possível fazer em casa utilizando leite integral e açúcar ou com leite de origem vegetal, como os de aveia ou castanhas, e açúcares com baixo índice glicêmico, como o de coco, por exemplo. Ao aquecer o leite, as moléculas de água da solução terão a energia necessária para passar da fase líquida a gasosa. Isso acontece, pois, a energia fornecida pelo aquecimento será suficiente para romper as forças intermoleculares que fazem a água permanecer no estado líquido.

A experiência prática, que eles registraram em vídeo, auxiliou na compreensão de importantes recursos de conservação de alimentos como a pasteurização, além de, proporcionar a apresentação de outros conteúdos ensinados em sala de aula, como a filtração. Afinal, a Química está em tudo!

 

  • Colégio Notre Dame Ipanema