Cada vez mais, entende-se que quanto mais se conhece alguém, mais é possível compreendê-lo. Esse raciocínio também é aplicado à cultura e à religiosidade. Por isso, conhecer o Sagrado e suas várias formas de manifestação contribui para a tolerância, além de, é claro, ser uma prerrogativa do Ensino Religioso, como componente curricular.
Foi, justamente, com o intuito de possibilitar que os estudantes do 8º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Ipanema construíssem tal conhecimento que, por meio de atividade, eles reconheceram diferentes festas religiosas.
Proposta pelo docente responsável pela disciplina, Marcos Andrade, ela exigiu dos educandos pesquisas referentes à arte, à culinária, à música e muito mais. Afinal, como explica o educador, as festas exprimem o modo de viver dos grupos sociais, que, nelas, produzem e reproduzem sentidos e significados diversos.
Dessa maneira, a atividade oportunizou que os adolescentes aprofundassem saberes sobre as celebrações das principais religiões do mundo, além de algumas minoritárias, como a Wicca, levando-os a conhecer diversos universos de fé, alegria e coletividade. “Assim, muitos percebem que temos mais para nos unir do que para nos separar”, conclui Marcos.