Dando continuidade ao Programa de Formação de Pais – agora por intermédio de sessões de vídeo ao vivo no Instagram – o Notre Dame Ipanema abordou como tema Mindfulness e aprendizagem. A proposta de levar conteúdo relevante às famílias faz parte de uma série de ações e atividades diferenciadas que o Colégio assumiu neste período de distanciamento social.
Neste encontro, Dr. Heitor Hirata, psicólogo com formação em Terapia cognitivo comportamental, falou sobre o Mindfulness com a mediação da psicopedagoga do colégio, Érica Cindra.
Também conhecido como atenção plena, Mindifulness é um estado de consciência voltado para o momento presente, o qual é possível acessar por meio de exercícios e técnicas. A prática favorece a concentração, aprendizagem e também ajuda a lidar melhor com as preocupações.
“Estar Mindfulness é estar totalmente voltado para o momento presente. Não é fácil retornar a atenção para o aqui e agora numa era digital, de muitos estímulos externos. Se nossa atenção está um pouco em cada lugar, na verdade, ela não está em lugar nenhum. Atenção e aprendizagem têm um relação muito estreita”, explicou Heitor.
A prática de técnicas de Mindfulness pode ajudar muito nos estudos autônomos, já que o ambiente doméstico não é pensado, assim como são as escolas, para favorecer o processo de construção de conhecimentos. “O mais importante nesse momento é entender que tudo está sendo um desafio. Não é hora para sermos muito rígidos. Os alunos não estão de férias, mas os pais devem ser mais flexíveis, manter a serenidade e exercer a parentalidade consciente”, aconselhou.
Ainda segundo ele, é um equívoco a ideia de que as pessoas são multitarefas, com capacidade para fazer coisas distintas ao mesmo tempo. O que existe são indivíduos que conseguem passar de um foco de atenção para outro mais rapidamente.
O especialista indicou alguns livros de atenção plena para iniciantes com exercícios que podem ser feitos e qualquer ambiente, inclusive por todos os membros da família. Ele esclareceu, também, que essa prática é muito similar à meditação, apesar de serem coisas distintas. “O Mindfulness é mais aplicado e mais estruturado, mas o princípio é o mesmo”, falou.
Ao final da live, todos os participantes puderam fazer um momento de prática de Mindfulness, orientados pelo doutor Heitor, iniciativa que recebeu muitos elogios e demonstrações de gratidão.
Indicações do especialista
Livros:
Vídeo: