O Colégio Notre Dame de Ipanema promoveu, em seu Programa Notre Dame on-line, uma live exclusiva com o indígena Tafkea, um representante do Povo Fulni-Ô, de Pernambuco. A iniciativa foi alinhada à Semana dos Povos Indígenas, realizada pelo Conselho Indigenista Missionário, órgão ligado à CNBB, que, em 2021, teve como tema: “Povos Originários lutando pela Paz, Justiça e Bem Viver”.
A fala de Tafkea foi além da live e ecoou nas aulas de Ensino Religioso do professor Cláudio Jacinto. A exibição de trechos do vídeo aos estudantes reforçou o contexto real dos povos originários, ampliando ainda mais a formação integral e de excelência dos alunos do Ensino Fundamental. “Certamente, foi um momento marcante aprender com nossos adolescentes como tais povos cultivam uma forma especial de existir e como a comunidade católica busca colaborar, contribuindo para o fortalecimento do protagonismo indígena e como suas expressões religiosas. Trata-se de promover uma convivência harmoniosa com a natureza e com todos os demais seres que habitam nossa casa comum, o planeta Terra”, explica o professor de Ensino Religioso, Cláudio Jacinto.
A atividade contempla a perspectiva do diálogo, na abordagem das diversas tradições, que compõem o universo religioso brasileiro, em particular, as de matrizes indígena e africana, previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).