No Notre Dame, live de literatura é Liveteratura! Com inspiração nos neologismos frequentes dos textos de Carlos Drummond de Andrade, surgiu a palavra que dará nome aos encontros on-line que promoverão o incentivo à leitura no Colégio. É senso comum que as lives vieram para ficar e, aos poucos, o modelo de transmissão on-line ao vivo vem ganhando desdobramentos a fim de atingir objetivos diferenciados.
A primeira Liveteratura Notre Dame abriu com chave de ouro as ações da Semana da Cultura que, este ano, se estenderá, transformando-se em um trimestre dedicado à promoção do conhecimento e fomento à leitura. O evento contou com a participação especial, direto do interior de Minas Gerais, da autora Ninfa Parreiras, indicada ao Prêmio Jabuti, e cuja obra “Histórias D’Além Mar” é adotado no Ensino Fundamental II.
Na Liveteratura, mais do que assistir, estudantes protagonizam o evento on-line também como apresentadores. O bate-papo foi abrilhantado com a participação especial dos alunos do 7º ano, Rafaela, Ludimila e Antônio, fãs da obra da autora.
Eles exploraram as fontes que inspiraram a criação dos onze contos da história, os costumes, as tradições e a paisagem portuguesa. Elementos como a gastronomia, a poesia, a memória, rituais que ajudam a lidar com os sentimentos e tantos outros foram discutidos, em suas semelhanças e diferenças com o Brasil. A autora deu, ainda, dicas importantes sobre a criação literária, como o poder do título.
A Liveteratura Notre Dame teve a mediação da Coordenadora Pedagógica Cristiane Granville, da professora Marina da Conceição e apresentação do relações-públicas José Alessandro.
Veja como foi: