A necessidade dos estudos autônomos e, consequentemente, da participação mais ativa dos responsáveis no desenvolvimento acadêmico dos filhos, é uma das mudanças impostas à humanidade pela pandemia do novo coronavírus. As psicopedagogas do Notre Dame Ipanema, Erica Cindra e Rejane Gallo, iniciaram uma série de lives, via Instagram, intituladas Neurociências e Educação, que ajudam os familiares a entenderem, com base científica, como se dá o processo de aprendizagem e suas particularidades podendo, assim, sanar dúvidas e auxiliar mais efetivamente as crianças.
No primeiro encontro, as educadoras passaram os conceitos básicos da aplicação das descobertas da Neurociência na educação e como elas contribuem para a Pedagogia. Como se dá a aprendizagem, como as informações chegam ao cérebro das crianças, estratégias para favorecer a memorização e os desafios dessa nova reconfiguração da aprendizagem no ambiente domiciliar foram algumas das abordagens do bate-papo que promoveu uma troca de informações.
Um cuidado importante é evitar o excesso de informações e estímulos, que pode comprometer a memória e a cognição. A adoção de atividades diversificadas é extremamente importante para o cérebro aprender. Por isso, o colégio tem preparado e disponibilizado, além de conteúdos online, atividades e tarefas para além das telinhas. “Tem que ter momentos de leitura, descontração, lazer e pausas. Esse período vai deixar muitas memórias, que se constroem a partir da relação com eventos e emoções. Devemos evitar gerar medo e ansiedade”, explicaram.
Já há um encontro marcado novamente! Quarta-feira, 29/04, às 9h da manhã, o bate-papo sobre neurociências e educação seguirá. Neste dia, Erica e Rejane falarão sobre a “Funções executivas do cérebro”, ou seja, como nosso cérebro gerencia processos cognitivos como a memória, o raciocínio, a flexibilidade de tarefas, a resolução de problemas, o planejamento e a execução de comandos… Interessante, não é?