Os corredores movimentados, as salas de aula cheias e o som alegre de crianças e adolescentes anunciavam: as aulas foram retomadas, na terça-feira (23), após o recesso escolar – marcado para coincidir com as Olimpíadas.
Nesse dia, logo cedo, os estudantes já ocupavam o pátio do Colégio Notre Dame Ipanema, comentando sobre os jogos Olímpicos e interagindo com educadores, coordenadores e inspetores da instituição de ensino.
Após, ao percorrer os corredores que ligam as salas de aula do Ensino Fundamental II, foram surpreendidos por portas adesivadas com imagens e informações cuidadosamente selecionadas: no 3º andar, das “Maravilhas do Rio de Janeiro”; no 4º, das “Maravilhas do Brasil”; no 5º, das “Maravilhas do Mundo” e, no 6º, dos animais que estão em eminência de extinção.
De acordo com a coordenadora Pedagógica do nível de ensino, Elizabeth Cavalcanti, os estudantes não esconderam sua alegria, ao depararem-se com a novidade.“Foi incrível ver a felicidades deles ao chegar. Eles sentiram-se presenteados, no retorno às aulas”, relata. “Para nós, coordenadores e educadores, foi maravilhoso começar o trimestre com esse impacto positivo”, complementa.
O estudante Maurício de Sá, por exemplo, afirmou ter ficado impressionado com a grandiosidade do monumento maia Chichén Itzá, representado na porta de sua sala de aula. Além disso, contou que se sentiu curioso a respeito do Taj Mahal – a “maravilha” que ilustra a porta em frente. Essa reação, segundo a docente de Geografia, Rosilane Freitas, ajudará no seu trabalho diário. “Percebemos que eles têm interesse a respeito das imagens e das curiosidades que ornamentam os corredores. Isso é incentivador”, comemora.
Exemplo disso são as educandas matriculadas no Integral Notre Dame, Ana Carolina Sousa e Laila Meira. Ainda pela manhã, sem saber que, nos demais andares, as portas também estão decoradas, elas escolheram os Arcos da Lapa como sua imagem favorita. “Além de ser bonito, nós também podemos saber mais sobre a nossa cidade”, afirma Laila. “Gostaria que a nossa porta estivesse adesivada como bondinho do Pão de Açúcar”, confessa Ana.
Além dos estudantes, os colaboradores também sentem-se informados e instigados a buscar mais conhecimento de mundo. A auxiliar de limpeza, Lucia Martins, por exemplo, disse estar encantada pela imagem do Pelourinho. “Já tinha ouvido falar do estilo arquitetônico Barroco mas, vendo a foto do local e lendo as informações sobre o complexo, entendi do que se tratava”, comenta.