Luiz Alfredo Garcia-Roza participa de debate com estudantes, no Colégio Notre Dame Ipanema
15 de junho de 2016 Notícias, Portal

ZLE_5592Investigações, pistas, polícia, assassinatos, romance, delegacia e análise de comportamentos: esses são alguns elementos que podem levar aquele que lê a crer que se  trata de uma nova trama com o detetive mais famoso da literatura mundial como personagem principal, porém o leitor também entra em contato com eles ao imergir nas obras do vencedor do Prêmio Jabuti de Literatura e convidado do Colégio Notre Dame Ipanema para uma palestra,  Luiz Alfredo Garcia-Roza.

O autor de best sellers como “O Silêncio da Chuva”, “Céu de Origamis”, “Fantasma” e “Uma Janela em Copacabana” esteve na instituição de ensino em maio, para encontrar-se com leitores.

ZLE_5638O evento faz parte do Projeto “LeNDo e EscreveNDo na Escola: Uma Atitude Necessária e Sustentável”, desenvolvido em todas as unidades escolares mantidas pela Rede de Educação de Educação Notre Dame. Motivados por ele, ao longo do primeiro trimestre letivo, estudantes, pais e responsáveis e educadores do 9° ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio foram convidados a lerem os livros e a participarem de debates acerca das obras de Garcia-Roza. As atividades de leitura e socialização das obras tiveram o seu ápice na palestra.

Segundo o autor,  embora um assassinato seja algo negativo, ele pode ser expresso, literariamente, tão bem e tão brilhantemente, que é capaz de tornar o texto uma obra de arte, uma joia literária. Guernica, de Picasso, exemplifica a afirmação no campo das artes plásticas, pois a guerra, retratada com todas as suas mazelas, gerou um quadro de valor inquestionável.

ZLE_5660Fã ávido dos títulos do autor, o estudante concluinte Lucca Severo conta que começou a ler os livros de Garcia-Roza, por intermédio de sua mãe, que lia as obras psicanalíticas do autor em casa. “Quando descobri que os livros dele iam além da psicanálise, minha curiosidade falou mais alto”, conta Lucca, afirmando ainda que, depois do primeiro livro, não conseguiu parar de ler a saga.

 

  • Colégio Notre Dame Ipanema