Celebrar também é criar memórias! Manter os registros vivos é uma das funções de um documentário, cumprida com maestria pelo livro Notre Dame – Um Código de Evangelização, documentário dos 100 anos da Congregação das Irmãs de Notre Dame no Brasil.
Após seu lançamento oficial, na cidade de Passo Fundo/RS, chegou a vez da comunidade carioca conhecer a obra organizada por Irmã Araci Maria Ludwig. A diretora do Colégio Notre Dame Ipanema, Irmã Elena Bini, deu as boas-vindas a todos iniciando o evento na noite de 24 de outubro.
“São 207 páginas, 61.237 palavras e 327 imagens… organizadas em 100 objetos ou blocos de imagens, um grande documentário de uma grande missão”, com estas palavras o relações públicas José Alessandro abriu o evento que contou com a presença das Irmãs de Notre Dame de Ipanema e Ilha do Governador, gestores do Colégio Notre Dame Ipanema e o pároco da Igreja Nossa Senhora da Paz, Padre Manoel Moreira Vieira.
O livro, que pode ser visto e lido digitalmente neste link , foi distribuído aos presentes durante o evento que também contou com apresentações musicais de estudantes do Ensino Médio e de Henrique Kaladan, coordenador da Pastoral. O grupo de alunos cantou a musica, com melodia e letra de sua autoria, que venceu a tarefa da Gincana Pastoral Notre Dame cujo desafio era compor uma homenagem aos 100 anos da missão Notre Dame no Brasil – assim como o livro de Irmã Araci.
Feliz com a repercussão de sua obra, Irmã Araci falou aos presentes sobre a missão de documentar a história e de como as histórias contadas, ao serem lidas, suscitam novas histórias pois trazem à memória de cada leitor outras lembranças. “Recebi relatos como o de José Odilio e Frinéia de Oliveira que, ao lerem o livro, recordaram fatos vividos. Ele, quando criança, era coroinha de um padres citados no livro e ela recordou das aulas que teve com Irmã Hildegardis, no Colégio Notre Dame Maria Auxiliadora, de Canoas, RS. Histórias contadas que geram novas histórias sendo contadas”, relatou.
Durante o evento, duas placas de homenagem foram entregues, uma pelo conjunto da obra, a Irmã Araci, e outra pela diagramação do documento, a José Alessandro.
No encerramento, Padre Manoel Moreira Vieira falou aos presentes sobre a parceria e carinho dos padres da paróquia Nossa Senhora da Paz para com as Irmãs de Notre Dame, parceria que também remonta os 100 anos de presença em terras brasileiras.
Clica aqui e confira o álbum de fotos sobre essa cerimônia de apresentação do livro documental sobre o centenário das Irmãs de Notre Dame no Brasil.