Ler: um hábito que plantamos em quem nos importamos
29 de maio de 2015 Notícias

Descobrir novas histórias, conhecer lugares sem sequer sair de casa, compreender outras épocas, obter informação e aprendizado: ler é um exercício de estímulo da mente que soma cultura às vidas, desenvolve o intelecto e é fundamental no processo de humanização. Além de transmitir essa perspectiva aos seus estudantes, o Colégio Notre Dame Ipanema também objetiva manter vivo o hábito da leitura entre os seus funcionários. Por isso, eles também participam do projeto “LeNDo e EscreveNDo na Escola: uma atitude necessária e sustentável” – desenvolvido em todas as instituições de ensino mantidas pela Rede de Educação Notre Dame -, visando, além do seu desenvolvimento cultural, a valorização do funcionário.

DSC_0042Nele, cada colaborador faz a leitura de uma obra para, então, socializar suas impressões e considerações sobre o livro com os colegas. Em 2015, as opções de títulos para leitura eram “Travessuras da Menina Má”, de Mario Vargas Llosa, e “Cinco Minutos”, de autoria de José de Alencar. Após optarem por um dos livros e lê-lo, os funcionários se reuniram na biblioteca Cecília Meireles para compartilhar a experiência.

Uma das leitoras de “Cinco Minutos”, a auxiliar de cozinha, Maria Betânia dos Santos da Silva, não escondeu sua empolgação com a proposta. “Eu lia todos os dias no ônibus ou no metrô, na ida e na vinda ao trabalho, e ficava curiosa por saber porque ela não aceitava o amor daquele homem.”

A partir dos relatos dos colegas, como esse, a curiosidade de outros funcionários foi desperta acerca da outra obra. Agora, eles já pretendem se dedicar ao novo título.

 

  • Colégio Notre Dame Ipanema