Sustentabilidade é uma palavra-chave na vida de todos. Afinal, ela denomina um modelo de desenvolvimento que busca conciliar as necessidades econômicas, sociais e ambientais, de modo a atendê-las por tempo indeterminado e a promover a inclusão social, o bem-estar econômico e a preservação dos recursos naturais.
Conscientes da necessidade de adoção de atitudes sustentáveis, os educandos matriculados no 7º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Ipanema participam, voluntariamente, da Minicooperativa Reis da Reciclagem – que tem a função de conscientizar a comunidade educativa sobre a importância da reutilização de resíduos recicláveis para a preservação do meio ambiente.
Coordenados pela psicopedagoga Erica Dias, os voluntários desenvolvem ações de promoção e de prática da reciclagem. Por isso, mensalmente, eles participam dos processos de recolhimento, pesagem e venda de óleo de cozinha usado e de papelão, explica a coordenadora da iniciativa. “O montante arrecadado é revertido em lucro para a Minicooperativa”, completa, afirmando que o envolvimento dos estudantes representa a concretização do oitavo princípio da Rede de Educação Notre Dame – que busca promover o cuidado com a vida do planeta, do outro e de si. “Participar do projeto é aprender a trabalhar em equipe, a ter empatia com os colegas e a preservar o meio ambiente, para que todos tenhamos, no futuro, um mundo melhor”, conclui Erica.
Como colaborar com a Minicooperativa:
Os “Reis da Reciclagem” recebem doações de óleo de cozinha usado, que deve ser armazenado em um pote ou garrafa com tampa e depositado em uma das caixas localizadas nas portarias de acesso à instituição de ensino pela Rua Barão da Torre e pela Rua Nascimento Silva, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.