Entre a ida e o retorno, foram sete dias. Sete dias dedicados ao outro e que farão toda a diferença na formação dos estudantes do Colégio Notre Dame Ipanema que participaram da segunda edição do “Projeto Jovens Missionários”.
De volta à instituição de ensino, os voluntários, que desenvolveram trabalho missionário no interior do Maranhão, foram recebidos pela diretora escolar, Ir. Loiva Urban. Ela os presenteou com girassóis, flor que para as Irmãs de Notre Dame faz alusão aos ensinamentos de Santa Júlia Billiart. A mãe espiritual da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora afirmava que devemos fazer como o girassol que se vira para o sol, voltando-nos às coisas boas que Deus coloca em nossas vidas. E essa foi uma das principais mensagens levadas pelos jovens cariocas aos maranhenses com quem conviveram nos dias de realização projeto.
Afinal, como destaca o idealizador e coordenador do projeto, o agente de Pastoral do Colégio, Henrique Kaladan, o missionário é alguém enviado para anunciar aos povos a boa nova, devolver esperança aos jovens, a dignidade às crianças, o amor aos idosos e proclamar a bondade de Deus. Ainda de acordo com Henrique, foi possível perceber claramente, nesse segundo ano de realização do “Projeto Jovens Missionários”, que os maranhenses que em 2014 foram beneficiados pelo seu desenvolvimento estavam muito mais entusiasmados. “Plantamos força de vontade, iniciativa e esperança neles. A semente está brotando”, festeja.
No Maranhão, além dele, as sete religiosas da Congregação que atuam junto a comunidades carentes – Irmã Luisa de Lucca, Irmã Rosa Costella e Irmã Lina, no município de São Domingos do Maranhão, Irmã Margarida Juver e Irmã Maria Riffel, em Governador Luiz Rocha, e Irmã Maria Daniele e Irmã Nair Musseline, em São Domingos do Azeitão – acompanharam os estudantes nas visitas às famílias e nas atividades culturais desenvolvidas por eles.
Alguns dos momentos mais emocionantes dessa experiência missionária, comenta o coordenador, foram os de apresentação da peça “O Pequeno Príncipe”, baseada na obra de Antoine de Saint-Exupéry e encenada pelos nove jovens missionários Notre Dame. “Uma das apresentações foi dentro de uma igreja que estava em reforma. Sem o telhado e com o céu estrelado do nordeste, numa noite linda, a cena das estrelas teve uma emoção ímpar pois o cenário era real”, relata Kaladan.
O encantamento proporcionado pela peça foi, nas cidades de São Domingos do Maranhão e de Governador Luiz Rocha, ainda, o primeiro contato com um espetáculo teatral para a grande maioria da plateia.