A quarta edição do evento que incentiva a realização de aulas diferenciadas e inovadoras, no Colégio Notre Dame Ipanema, o Arar o Mar, trouxe a vida marinha até a instituição de ensino, durante a Semana Mundial do Meio Ambiente. Isso porque, por meio de uma parceria com a Organização Não Governamental Planeta Submerso, foi realizada a primeira aula Expo-oceânica no Notre Dame, na quarta-feira (01).
Durante a abertura da atividade – que comporta exposição de animais aquáticos vivos, palestras e exibição de vídeo -, a diretora escolar, Irmã Loiva Urban, ressaltou a importância do cuidado com a vida do planeta, um dos Princípios que norteiam o fazer pedagógico na Rede de Educação Notre Dame, e que é enfatizada durante a Semana de conscientização.
Com a finalidade de educar para a preservação ambiental, durante a visita monitorada, os educandos puderam aprender mais sobre as espécies que habitam o fundo do mar. Segundo a estudante do 6º Ano do Ensino Fundamental, Maria Eduarda Caneca, essa foi a primeira vez em que ela encostou em uma estrela do mar e viu outros animais marinhos de perto. “As arraias são as que me chamaram mais atenção, principalmente por serem maiores e nos deixarem fazer carinho”, conta.
O contato possibilitou, ainda, a descoberta de curiosidades – como a de que dentes de piranha podem ser usados para cortar cabelos e alimentos, devido a sua afiação – e a perda do medo de animais como moreias e tubarões. “Perdendo o medo e conhecendo melhor os animais, fica mais fácil de desenvolver, na criança, o senso de preservação”, comenta o biólogo Carlos Pena, membro da ONG que realiza trabalhos de manutenção da vida marinha, em Iguaba Grande.
A renda arrecadada como ingresso à aula Expo-oceânica será revertida para a Planeta Submerso, a fim de colaborar para que a entidade continue desenvolvendo ações de preservação das espécies marinhas.