III Arar o Mar: a praia de Ipanema e a Lagoa Rodrigo de Freitas são Notre Dame!
12 de agosto de 2015 Notícias, Portal

Em sua terceira edição, o evento “Arar o Mar”, que acontece no Dia do Estudante, novamente levou a marca Notre Dame e a sua “Educação sem Fronteiras” para as ruas do Rio de Janeiro.

Foram mais de 700 estudantes do Colégio Notre Dame Ipanema – do 2º Ano do Ensino Fundamental à 2ª Série do Ensino Médio –  que tiveram aula, na última terça-feira (11), nas areias da Praia de Ipanema. As turmas da 3ª Série do Ensino Médio, por sua vez, participaram de aula de campo na Lagoa Rodrigo de Freitas.

A preparação para a terceira edição do evento começou no auditório do Colégio,  onde foi rezada oração de envio para os estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, organizada pela Pastoral Escolar e com apresentação de esquete da qual contracenaram os atores da Cia Teatral Notre Dame. “As pessoas precisam parar de correr atrás de ter e começar a correr atrás do ser. Ser amigo, ser amado, ser gente, ser cidadão, ser cristão”, enfatizava parte do roteiro que também teve, adaptado, um trecho do Evangelho de São Mateus. “É tempo de mudar, tempo de rever, tempo de conhecer, tempo de rezar, tempo de arar o mar”, finalizava a reflexão, convidando os educandos para vivenciar intensamente as atividades que seriam desenvolvidas a seguir. Para o Ensino Fundamental I, os momentos de oração se deram na Capela do Colégio.

DSC_0377Pelas ruas que levariam à areia da praia, as bandeiras tremulavam ao vento e anunciavam ao bairro: conforme preconizou Mateus, era dia de arar o mar de Ipanema. O evento, apoiado pela Subprefeitura da Zona Sul e monitorado pela Polícia e pela Guarda Municipal, já está se tornando tradição no bairro. “Que legal! Vão ter aquela aula na praia de novo? Aproveitem!”, comentou uma senhora na padaria ao ver os estudantes atravessando a Rua Visconde de Pirajá. “Que é isso? Quantas crianças! Que lindo! Quero saber tudo, me conte tudo! Do que se trata?”, surpreenderam-se e perguntaram duas senhoras no trajeto da rua Joana Angélica. “Vamos arar o mar!”, gritou um estudante em resposta. Sem deixar seu grupo para trás, aproveitou para entregar a elas os marca-páginas com calendário 2016, fotos e uma breve explicação do projeto.

ZLE_1728Ao chegar ao seu destino,  os educandos foram surpreendidos por uma escultura de areia, expressão artística muito usada em diversos países e que remonta ao antigo Egito. O escultor Euclides Antônio Bittencourt, além de esclarecer esses e outros aspectos sobre essa arte milenar, também contou aos estudantes sobre o processo de criação da obra que prestigiavam: a paisagem da capital carioca, ornada com o logotipo dos 450 anos da cidade, da Rede de Educação Notre Dame e, ainda, o título do evento.

Após a recepção, as aulas de Educação Física, Matemática, Redação, Geografia, Física e Artes, entre outras, aconteceram de forma adaptada ao ambiente.

ZLE_1709Fosse no calçadão ou na areia, os estudantes do Ensino Fundamental I doaram livros aos transeuntes – uma da atividades deste segmento. “Adote um livro”, e “Livros grátis” eram as mensagens que podiam ser lidas em placas e ouvidas, nas vozes dos pequenos. O resgate de brincadeiras tradicionais também fez parte das atividades. Na praia, algumas pessoas se impressionavam ao ver crianças brincando de queimado, peteca, vai e vem e bambolê. “Que bonito esse resgate das coisas simples que fazíamos e nos divertiam tanto”, comentou uma banhista.

As turmas de 3ª Série do Ensino Médio assistiram às aulas de História, Geografia  e Biologia na Lagoa Rodrigo de Freitas. Ao todo, os estudantes percorreram os quase 8 km de extensão das suas margens, parando em pontos específicos para receber informações sobre o recente reflorestamento, com árvores do mangue e vegetação de restinga, dos arredores da Lagoa, sobre os modelos e a história de urbanização da Zona Sul e das favelas que a cercam e sobre a história do reflorestamento da Tijuca, considerada uma dos maiores florestas do mundo. A estudante Luiza Fleiuss afirmou estar contente com o resultado do Arar o Mar. “Além de termos contato mais concreto com as matérias estudadas em sala de aula, eu pude realizar uma vontade antiga: dar a volta completa na Lagoa”. Após a atividade, os concluintes do Ensino Médio almoçaram juntos para confraternizar com os educadores, os coordenadores e a direção escolar pela sua última participação no evento.

Mesmo dentro do Colégio Notre Dame Ipanema, os estudantes da Educação Infantil e do 1º Ano do Ensino Fundamental também puderam compreender o diferencial do Arar o Mar. Eles assistiram a uma peça, na qual suas próprias educadoras deram vida aos personagens, que narrava uma história sobre a preservação da natureza. Ao final, o melhor do espetáculo foi a surpresa e a alegria dos pequenos espectadores ao darem-se conta sobre quem estava no palco.

DSC_0277Na Educação Infantil, a confecção do Boneco-eco, cujo cabelo crescerá ao longo do mês, a partir de sementes de alpiste, foi uma da atividades que também envolveram os estudantes. Momentos para desenhar cartazes sobre o espetáculo assistido e para praticar atividades físicas também fizeram do “Arar o Mar” um dos dias mais especiais do ano.

Além da realização do evento, os estudantes também foram homenageados pelo seu dia com bonés personalizados da instituição de ensino e com quebra-cabeça-ímã do projeto.

Agradecimento especial da diretora, Irmã Loiva Urban: “Arar o  Mar é andar sobre as águas, como Jesus andou, como Pedro andou, falei nesta  manhã na abertura do III ARAR O MAR.  Muitos de vocês se envolveram totalmente: antes, durante e depois do evento. Alguns, se envolveram na data de hoje; outros, contribuíram indiretamente, na retaguarda,  garantindo a realização de tudo o que foi planejado.  Muito obrigada!  Parabéns! Agradeço a cada uma e a cada um por sua participação, por seu arregaçar as mangas, por suas caminhadas, planejamento, orientação, providência de materiais, supervisão, cuidado e efetivo engajamento. O dia foi um sucesso graças ao trabalho, ao empenho de cada um, de cada uma: Arar o Mar é possível quando todos se dão as mãos! Mostramos que isso é possível. Avançamos nesta diretriz e metodologia. Mostramos que é possível.  E queremos continuar avançando como equipe Notre Dame, unida, apoiando-nos e ajudando-nos reciprocamente. O bom Deus abençoe  a cada um, a cada uma.”


O Colégio Notre Dame agradece a todos que “araram o mar”, que fizeram o impossível acontecer e fazem diariamente: educadores, funcionários, Irmãs, estudantes, ex-alunos, famílias e fornecedores. Agradece também, de forma especial, à Subprefeitura da Zona Sul, à Polícia, ao Ipa-bebê, à Guarda Municipal e a seu Grupo Especial de Praia.

Veja mais fotos da terceira edição do evento:

  • Colégio Notre Dame Ipanema