“Quero retribuir a semente que o Colégio Notre Dame plantou em mim, na forma de novas sementes”. Com a afirmação, a ex-aluna e sub-secretária de relações com o cidadão da Secretaria Municipal de Conservação (SMC), Ana Luiza Piza, explicou a inspiração para o projeto que prevê o replantio de árvores e a adoção dos espaços públicos por cidadãos e empresas.
No sábado (04), quando foram plantadas sete mudas de ipê-roxo e de escumilha, na Rua Visconde Pirajá, Ana Luiza, que concluiu os estudos no Colégio Notre Dame Ipanema em 1996, participou do plantio da grama-amendoim que ornamentará os canteiros onde as árvores devem crescer. Representada pela sua diretora, Irmã Loiva Urban, a instituição de ensino também participou do plantio, prestigiado pelo subprefeito da Zona Sul, Heitor Wegmann Junior, por moradores e por representantes de associações e de organizações localizadas em Ipanema.
A mobilização em prol do replantio de árvores e da adoção de canteiros chega ao bairro em um momento de restauração ambiental, já que, no sábado anterior (30), a Praça Nossa Senhora da Paz foi devolvida à população, após três anos de interdição em função das obras da linha 4 do metrô. A nova estação, que leva o nome da Santa que também dá nome à Praça e à igreja, passará a funcionar a partir de agosto e será um novo ponto de referência de mobilidade urbana para estudantes, educadores e colaboradores acessarem o Colégio.
Adoção de canteiros:
Os canteiros localizados no bairro podem ser adotados, por meio de parceria com o Projeto de Segurança de Ipanema (PSI), por pessoas físicas ou jurídicas. As empresas e os cidadãos interessados em responsabilizar-se por um dos espaços de cultivo vegetal devem entrar em contato com a organização, por meio do blog www.canteirosdeipanema.blogspot.com.br .