História por todos os lados
25 de maio de 2016 Notícias, Portal

Mesmo com as tantas alterações provocadas pelas obras no Centro do Rio de Janeiro, o encontro das Histórias colonial, imperial e republicana do Brasil ainda é perceptível aos transeuntes da região. Em alguns locais, os monumentos e edificações que representam marcos de cada uma dessas etapas históricas revelam o processo de construção e de expansão, assim como da administração, da cidade que já foi capital do país.

unnamed (2)Isso foi observado pelos estudantes matriculados na 3ª série do Ensino Médio do Colégio Notre Dame Ipanema, ainda em abril, durante passeio de estudos à sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, o Palácio Tiradentes. Naquela oportunidade, além de aprofundar seus conhecimentos sobre a República, tema sempre explorado em vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio, os adolescentes também puderam sentir o “clima” do momento, no qual importantes debates políticos já dividiam as opiniões dos brasileiros.

Acompanhados pela Coordenadora Educacional do Ensino Médio, Regina Fleiuss, e pelo docente de História, Ronaldo Cesar Ferreira, os educandos caminharam por trechos das obras do “Novo Passeio Público”, recordando as aulas nas quais discutiram as reformas urbanísticas realizadas há cerca de um século na mesma região da então capital federal. Pelo trajeto, trilhos e antigos calçamentos, revelados pelas atuais obras, evidenciam uma cidade em constante movimento.

unnamed (5)Ao redor do Palácio, construído nos anos 1920 onde estava localizada a Cadeia Velha – local em que Joaquim José da Silva Xavier, o “Tiradentes”, foi mantido como prisioneiro – , mais marcos históricos foram observados: o Chafariz do Mestre Valentim, o Arco do Teles, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé (que sediou a sagração de D. João VI, Pedro I e Pedro II, o casamento da Princesa Isabel e abriga os restos mortais de Pedro Álvares Cabral), o Paço Imperial (relacionado ao decreto da “Lei Áurea”) e a estátua equestre do General Osório (militar atuante na Guerra da Tríplice Aliança).

unnamed (4)Dentro da Assembleia, acompanhados por monitores da casa legislativa, os educandos conheceram a história do poder, tanto federal quanto estadual, além de terem visitado algumas dependências do Palácio Tiradentes e observado, da galeria, a realização de uma sessão extraordinária, com pronunciamento de deputados, presença do povo e manifestações no plenário: cenas do exercício parlamentar que, geralmente, são assistidas somente por meio dos telejornais.

Terminado o passeio de estudos, estudantes e mestres, ainda empolgados, já começaram a programar o circuito de visitação a ser  percorrido no segundo semestre.

Quer conhecer a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro? Acesse  http://www.alerj.rj.gov.br/Alerj/Historia

 

  • Colégio Notre Dame Ipanema