Bandeirões, danças, desfile de abertura, doações de alimentos, esporte, grafite, missa, murais… esses são alguns dos elementos característicos da tradicional Gincana Pastoral Notre Dame, que mobiliza estudantes matriculados a partir do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Ipanema.
Iniciada na quinta-feira (11), a décima edição da disputa escolar abordou, nas tarefas indicadas às equipes, assuntos relativos à Campanha da Fraternidade que, em 2019, propõe uma reflexão acerca das Políticas Públicas. Outras temáticas tratadas foram “Anos 60”, “Bahia” e “Cantos e Encantos do Brasil”.
Encerrada no sábado (13), a competição, contudo, vai muito além dos seus três dias. Alguns estudantes preparam-se por muito tempo para vivenciar a Gincana – que os estimula a pensar no próximo, trabalhar em equipe, praticar a liderança e exercitar o protagonismo, seja no âmbito artístico, esportivo, religioso ou social, já que entre as tarefas, tradicionalmente, há o desafio de arrecadar donativos para obras assistenciais, além de disputas artísticas e esportivas.
Por fim, pela primeira vez na história da instituição de ensino, a equipe da 1ª Série do Ensino Médio classificou-se em 2º lugar. O título de vencedor foi conquistado pela equipe da 2ª série, enquanto o terceiro e quarto lugares ficaram, respectivamente com as da 3ª Série do Ensino Médio e do 9º Ano do Ensino Fundamental.