Muitas crianças apresentam resistência para provar alimentos desconhecidos, até mesmo, por acreditar em estereótipos sobre os sabores nunca antes provados. Com o intuito de minimizá-la, é recomendável que a primeira experiência com novas comidas se torne melhor. Para isso, que tal misturá-las com aquelas das quais eles gostam, como milho com ervilha ou queijo com cenoura e abobrinha, por exemplo?
É essa a vivência proposta às crianças matriculadas no Integral Notre Dame – uma Atividade Extracurricular que oferece espaço acolhedor, atendimento diferenciado e atividades lúdicas, no turno inverso ao da escolaridade, para os estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I do Colégio Notre Dame Ipanema.
Durante os almoços e lanches, os estudantes foram surpreendidos por terem passado a gostar de alimentos que acreditavam ser ruins. A partir de então, esses sabores começaram a fazer parte das suas refeições, o que contribui para a criação de bons hábitos alimentares, explica a coordenadora do Integral, Doia Wolf. “Nessa experiência, além de ter uma boa educação alimentar, eles aprendem o quanto é importante ter cuidado com a própria saúde”, afirma.