A Idade Média, período histórico entre os séculos V e XV, foi o cenário de uma construção de saberes multidisciplinares dinâmica e divertida. Usando ferramentas da plataforma Google, os professores Caio Felix, História, e Carla Albuquerque, Geografia, elaboraram um jogo, estilo RPG, no qual o estudante se vê em uma situação fictícia, num mundo de fantasia e, para sair de lá, tem que enfrentar uma aventura tomando decisões e usando os conhecimentos obtidos nas respectivas disciplinas. “O objetivo era o de ser uma atividade lúdica e interativa que, ao mesmo tempo, criasse a oportunidade de aplicar conhecimentos que não estão imediatamente vinculados ao cotidiano dos estudantes, além de trabalhar as competências socioemocionais”, explica Caio.
A atividade foi uma avaliação diversificada inovadora, que engajou os estudantes da 1ª série do Ensino Médio. Mais do que aferir conhecimentos, a proposta deu leveza aos conteúdos, aproximando-se do universo dos estudantes pela linguagem dos games e dos memes. “Pensamos em fazer algo diferente, interativo, que engajasse todos. Essa participação também estendeu-se a outros membros da família. Além da avaliação, a proposta é de tornar a atividade acadêmica prazerosa”, diz Carla.
Os estudantes não pouparam elogios. “Achei o trabalho muito criativo e me envolveu muito mais com a matéria! Essa atividade tornou o estudo dos conteúdos muito divertido, sem perder o seu valor didático, e isso, com certeza, me ajudou a entender melhor a matéria. Seria muito legal ver essa abordagem em outras disciplinas também”, conta Valentina Trigo. Mateus Tavares concorda. “Na minha opinião, foi a aula mais legal e divertida. A criatividade dos professores deu a sensação de estarmos jogando e não fazendo avaliação. As perguntas foram bem elaboradas e combinaram demais com o tema e a continuação do jogo. Neste formato, achei o aprendizado muito mais proveitoso”, disse ele. Luiza Santorio finaliza. “Achei o trabalho muito divertido e inovador”.