Como um dos desdobramentos do tema escolhido para nortear, em 2017, o fazer educacional do Colégio Notre Dame Ipanema – “Empreendedorismo Sustentável”, – os estudantes matriculados no 3º Ano do Ensino Fundamental estão analisando o “Empreendedorismo nas Artes”.
Segundo a coordenadora Pedagógica do segmento, Vanessa Monteiro, o subtema – que será trabalhado até o último trimestre – motivou a visita ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), na segunda-feira (10). Lá, as crianças observaram a mostra “Entre Nós — A Figura Humana no Acervo do MASP” e as obras de Abraham Palatnik.
Na exposição que levou obras do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand para a capital carioca, os educandos visualizaram retratos pintados por Paul Cézanne, Pablo Picasso, Vincent van Gogh, Paul Gauguin e Amedeo Modigliani, além dos brasileiros Anita Malfatti e Candido Portinari. Desse modo, puderam compreender o investimento dos artistas na produção de suas obras e como as comercializavam, como afirma o estudante Bruno de Holanda. “Vimos alguns quadros que pareciam ser em 3D. Outros, porém, eram mais simples, sem muitas cores chamativas. Mas todos, é importante lembrar, foram criados por pessoas tinham a arte como profissão e que vendiam os quadros como se fossem fotos”, comenta.
Nas salas onde estão expostas as obras de Abraham Palatnik, as crianças puderam, então, observar a contemporaneidade da arte cinética, da qual o artista plástico brasileiro é pioneiro. Intitulada “A Reinvenção da Pintura”, a mostra retrospectiva ultrapassa os limites da pintura e da escultura, pela associação entre arte e tecnologia.
A exposição de Abraham Palatnik mantém-se aberta ao público carioca até segunda-feira (24), enquanto a mostra do MASP pode ser visualizada no museu homônimo – localizado na capital paulista.