Para muitos, ser avaliado por meio da confecção de maquetes, da modelagem de esculturas e do desenvolvimento de jogos é um método restrito à disciplina de Arte, mas, no Colégio Notre Dame Ipanema, ele também se aplica à Filosofia.
Trimestralmente, a docente responsável disciplina, Renata Carrara, pede aos estudantes que escolham um tema abordado nas aulas para, como Atividade Diversificada, relacioná-lo com outras disciplinas e desenvolvê-lo de maneira criativa. Diante do desafio, os educandos do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental criaram os itens expostos aos colegas na quinta e sexta-feira (07) e (08).
Um dos temas escolhidos por eles foi a relação entre o Estado e a sociedade. Por isso, integrando conhecimentos relativos à História, Arte e Filosofia, a estudante Clara Lama, por exemplo, correlacionou a ideologia de supremacia ariana, adotada por Adolf Hitler na Alemanha Nazista, com o enredo do filme “X-men”. “A minha ideia foi mostrar que alguns filmes fazem essa relação com História também. No caso de X-men, o Magneto acredita que os mutantes são uma raça superior aos humanos, bem como Hitler acreditava que a raça ariana era superior às demais”, conclui a educanda.
A autonomia e a capacidade de estabelecer relações entre os saberes das diferentes Áreas do Conhecimentos, demonstradas por Clara, são, conforme a educadora, o grande objetivo do projeto, além da Avaliação. “O mundo não é restrito a uma só disciplina. Nós vivemos a multidisciplinaridade cotidianamente e queremos que o estudante compreenda isso e passe a ver esse conceito além do ambiente escolar”, conclui Renata.