Durante a adolescência, os indivíduos vivenciam transformações corporais que, por muitas vezes, não são compreendidas. Foi, justamente, com o intuito de informar os estudantes matriculados no Ensino Médio do Colégio Notre Dame Ipanema a respeito das mudanças pelas quais passam e ainda passarão que a psicopedagoga Júlia Lázaro promoveu palestras sobre Saúde Feminina e Saúde Masculina. “Todos possuem dúvidas. Então, elas foram realizadas para que eles tivessem contato com alguns assuntos mais específicos como DST’s e a saúde da mulher durante a menstruação”, explica Júlia.
Enquanto os educandos do sexo masculino ouviam e conversavam com o médico especialista em Adolescência, Fernando Machado Rodrigues, as estudantes tiveram seus questionamentos esclarecidos pela ginecologista Karla Rodrigues. Essa divisão, segundo a adolescente Sara Rosemback, evitou a timidez. “Se os meninos estivessem no mesmo espaço, nós não teríamos a liberdade de aprofundar alguns assuntos e vice-versa”, comenta.
Além dessas palestras, a Psicopedagogia Escolar já planeja uma voltada para os educandos do 9º Ano do Ensino Fundamental. Mesmo sem data definida, seu tema já foi escolhido. Será sobre Cyberbullying.