“Javé é meu pastor e nada me faltará”. Com base no Salmo 23 da Bíblia Sagrada, os estudantes do Colégio Notre Dame Ipanema participaram, na segunda-feira (16), do primeiro encontro de catequese desse ano.
Durante a dinâmica inicial, a catequista, Irmã Luiza Rosseto, questionou os catequizandos sobre o significado do salmo lido, o que os fez refletir sobre o modo de pensar e enxergar o próximo e a maneira como Deus cuida de todos. De acordo com o estudante Caio Albuquerque, o texto afirma que as pessoas não devem ter medo das dificuldades da vida, pois Deus não as abandona em momento algum.
Ele e os demais 153 estudantes, com idade entre 10 e 12 anos que se preparam para a Primeira Eucaristia são orientados pelos catequistas, Marcos Silva e Sonia Fontes, além da religiosa Luiza, em encontros semanais. A formação para a celebração acontece ao longo de dois anos que aprofundam os ensinamentos de Jesus Cristo na experiência da fé.
Para Ir. Luiza, é com a catequese que as crianças iniciam a vida em comunidade, sob princípios católicos, antes mesmo de receberem o Sacramento da Eucaristia. Para isso, os encontros precisam ser articuladas de modo que se tornem uma verdadeira iniciação à vida cristã, comenta a catequista.
Alinhado ao primeiro princípio da Rede de Educação Notre Dame, “Anúncio e testemunho do Projeto de Jesus Cristo”, o objetivo especifico da catequese é o de preparar os estudantes não só para a Primeira Eucaristia, mas para a efetiva comunhão com Deus, com os outros e com a igreja, assumindo o compromisso com a construção do mundo segundo o plano de Deus.