Após o desafio de desenhar o novo logotipo do Festival Literário Notre Dame ter sido lançado aos estudantes do Ensino Médio, finalmente o resultado é conhecido.
Antecedida por uma aula sobre logos – ministrada pelo Assessor de Comunicação do Colégio Notre Dame Ipanema, José Alessandro de Oliveira-, a criatividade dos estudantes foi colocada sobre o papel, nas aulas da disciplina de Artes, sob orientação da educadora Débora de Castro. Os logotipos desenvolvidos foram, então, expostos para que a comunidade educativa, através de votação, escolhesse aquele que representaria o evento. A criação das estudantes Ginebra Cañas, Karina Boyce de Castro e Nina Clara Filardi, da 2ª Série, foi uma das preferidas pelo público e a escolhida, pelo júri técnico, como o logotipo da 9ª edição da Feira.
Após a adequação do logotipo, pela Assessoria de Comunicação da instituição de ensino, pode-se perceber que as estudantes utilizaram bem as teorias explanadas no lançamento do concurso. “A técnica de Gestalt – que explica a capacidade que o cérebro humano tem de complementar uma figura visualmente incompleta -, por exemplo, foi sabiamente aplicada ao perceberem que a clave de sol, quando inclinada, poderia ser “lida” também como uma letra F”, avalia José Alessandro.
O resultado do concurso, muito além de uma marca clean, harmônica e com a cara do evento, foi o brilho nos olhos de estudantes que participaram de um processo de criação e de concepção de marca de uma forma, ao mesmo tempo, profissional e lúdica. O resultado foi, dessa forma, o incentivo ao talento. Por isso, processos como esse comprovam, na prática, a visão da Rede de Educação Notre Dame: compromisso com educação sem fronteiras, com profissionais qualificados e excelência pedagógica.
Acompanhe o processo de adaptação profissional do logotipo eleito: