Em um ano olímpico, integrar esportes e leitura é uma tarefa desafiadora e que vem rendendo bons frutos, no Colégio Notre Dame Ipanema. Ao longo do trimestre, por exemplo, os estudantes matriculados no Ensino Fundamental participaram de palestras com escritores e ilustradores que abordaram a temática esportiva em suas publicações, como atividade do projeto de incentivo à leitura, desenvolvido pela Rede de Educação Notre Dame.
O autor do livro “As Olimpíadas de Pinóquio”, Alcides Goulart, conversou com os pequenos leitores sobre como a curiosidade é capaz de expandir os horizontes da leitura e de fazer com que o impossível seja possível dentro da imaginação.
Já, desbravando o mundo das cores, o cartunista Mig Mendes, um dos responsáveis pelos desenhos de “Maluquinho por Esportes”, escrito por Ziraldo, esteve no Colégio para conversar com os educandos sobre o processo de criação de ilustrações. Além disso, no contato com o ilustrador, os estudantes puderam ver a evolução dos rascunhos até a forma publicada. “Ao longo do processo de criação, os desenhos ganham detalhes e cores que os pequenos só conhecem no final. Então, apresentar o que vem depois da história e antes do livro que está na prateleira é muito interessante, enquanto aprendizado de processos e etapas”, explicou Mig.
Ainda, em maio, o jornalista e escritor Luís Ernesto Lacombe esteve na instituição de ensino para um bate-papo com os educandos sobre o “Manual Poético dos Esportes Olímpicos e Um Dedinho de Prosa”. Na obra, o jornalista esportivo retrata as modalidades olímpicas em poesia e um pouco de prosa, como sugere o próprio título. Leia aqui a matéria sobre sua visita ao Colégio.
Outra presença ilustre foi a da ex-aluna e medalhista de ouro no Vôlei de Praia, em 1996, durante as Olimpíadas de Atlanta, Jackie Silva. Em conversa seguida de atividade física com os estudantes, a atleta citou os fatos que deram origem ao livro “Jackie, Uma Campeã Olímpica” e lembrou seus tempos de escola. “Foi neste mesmo ginásio, com 9 anos de idade, que o vôlei começou na minha vida”, recordou. Atentamente, os estudantes ouviram às histórias recheadas de exemplos de superação, resiliência, força de vontade e doação, que não se limitam à carreira esportiva, já que Jackie criou e participa ativamente do Projeto Atletas Inteligentes, premiado pela Unesco, que atende cerca de 100 crianças. Leia aqui a matéria completa sobre a visita da ex-aluna.
Segundo a bibliotecária escolar, Tereza Maris, a presença dos autores é um diferencial do projeto. “Quando contam sobre como escreveram ou ilustraram os livros, as crianças ficam encantadas e, por muitas vezes, acabam procurando outras publicações de maneira espontânea”, afirma Tereza, complementando que ler é um hábito que desenvolve a escrita, a percepção de mundo e a cultura, além de melhorar os conhecimentos sobre ortografia e gramática.
Além de incentivar os estudantes, o “LeNDo e EscreveNDo na Escola: Uma Atitude Necessária e Sustentável” estimula todos os integrantes da comunidade educativa a manter contato com a literatura. Por isso, no Colégio Notre Dame Ipanema, além de mais visitas de autores, ao longo do segundo semestre também serão desenvolvidas produções textuais e artísticas, expostas ao público durante o Festival Literário e a Jornadinha Literária.