Ao longo das últimas semanas, estudantes, educadores, funcionários e religiosas da comunidade educativa do Colégio Notre Dame Ipanema se reuniram para vivenciar diversos momentos de espiritualidade, em preparação para a Páscoa. A celebração cristã foi o tema que, adequado às faixas etárias, norteou os momentos de reflexão sobre a bondade do Deus que doou seu filho ao mundo.
Os educandos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, visitaram a Capela da instituição de ensino para celebrar. Passando pela porta santa – a do ambiente religioso – e seguindo as pegadas de Jesus, foram ao encontro das docentes que lhes contaram, de forma musicada, a parábola do Bom Pastor.
No sábado que antecedeu a Semana Santa (19), foram os educadores e os colaboradores os convidados para, na mesma Capela, participar de momento de espiritualidade. Durante ele, o agente de Pastoral do Colégio, Henrique Kaladan, propôs que os participantes meditassem sobre o lema deste Ano Santo Extraordinário, “Misericordiosos como o Pai”. “A misericórdia é como a cruz: tem uma haste vertical – você e Deus – e uma haste horizontal – você e a sociedade, a família, os colegas, os irmãos”, explicou. Ao término da reflexão, os presentes foram convidados para adorar o Santíssimo Sacramento, que é Cristo presente na Eucaristia, ou seja, Jesus no meio de nós.
Na quarta-feira (23), o auditório da instituição de ensino foi o espaço onde aconteceu a Missa de Quarta-feira Santa, da qual participaram o corpo docente e discente do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Em sua homilia, o celebrante, Pe. Marcos Tolon, ressaltou a importância de cada dia da Semana Santa e da atualização da ressurreição de Cristo na vida de cada um, durante a Páscoa, que é a mais importante celebração da Igreja Católica.
No mesmo dia, a diretora do Colégio Notre Dame Ipanema, Irmã Loiva Urban, desejou aos colaboradores e educandos a experiência da misericórdia divina, pela participação nos mistérios e sacramentos pascais. “Em nome das Irmãs, que tenhamos todos uma abençoada, revigorante e resiliente festa de Páscoa”, manifestou.
Sem esquecer do lado lúdico da data, o coelhinho – personagem emblemático dos festejos – visitou os estudantes da Educação Infantil. Ele passou de sala em sala, cumprimentando e recebendo o abraço das crianças.
Afinal, o Colégio, por ser uma casa de educação e de transformação, tem a capacidade de unir o lúdico e o bíblico e a fé e à experiência do bem ao próximo, para a promoção de uma Páscoa na qual os ensinamentos do filho de Deus são concretizados no abraço, na oração e, principalmente e no bem-querer ao próximo.
Foi isso o que foi experimentado, por exemplo, a partir do projeto que fomenta os laços afetivos entre colaboradores e educandos. Para celebrar a data, as turmas que apadrinham funcionários apresentaram-lhes canções e presentearam-nos com cartões alusivos à data e alguns chocolates. O gesto das crianças comoveu seus afilhados. “Essas atitudes de reconhecimento, emocionam”, relatou a inspetora Wanete Xavier Teixeira.